quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Encontro para reflexão / grupo de comunicação “SAFENDE MEDIA CENTER”

 


Todos os moradores têm um papel importante no desenvolvimento da sua comunidade, portanto não seria mais do que seu dever contribuir para alcançar esses feitos

Você que é morador no bairro amado Safende, é formado, está se formando ou tem alguma aptidão na área da comunicação, venha fazer parte do grupo de comunicação do bairro “SAFENDE MEDIA CENTER”  que pretende ser um espaço de criação e de conteúdos  . 

Demonstre o seu interesse participando do encontro que será realizado no próximo dia 28 de Agosto pelas 17horas30minutos na Kaza D´ Amizade.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

"Requalificação urbana que leva a falta de água em plena pandemia?" um artigo de Eunice Marlize Borges & Elizângela Duarte

Este artigo foi feito no âmbito do curso de capacitação Comunicação Comunitária realizado na #KazaDamizadi


 A obra de requalificação urbana vem desenvolvendo bairros de uma ponta para outra no nosso país. Em Safende não foi diferente, esta comunidade foi  beneficiada com essas obras que vem melhorando a acessibilidade dos moradores, o aspeto básico, resolvendo os problemas dos passeios das ruas e algum saneamento do bairro. Por outro lado, a população anda a sofrer por falta de água a cerca de 15 dias, provocando sobretudo aglomeração de pessoas a procura do bem essencial, a água. Esta penúria do líquido precioso deve se ao arrebentamento de tubo devido a essas construções. Esta falta vem trazendo diversas dificuldades, principalmente a satisfação das necessidades domésticas, pior ainda nesta fase difícil que o mundo está a passar devido a pandemia do Covid-19.

Logo, quando falamos de uma crise hídrica. Perguntamos: houve ou não alteração drástica dos ecossistemas que armazenam e fazem circular a água. Como foi o planeamento?

 Com uma urbanização cada vez mais “espalhada”, os investimentos em infraestrutura tornam-se cada vez mais caro. É preciso que estas obras não só tenham um orçamento, como também seja de qualidade e garantia para os anos futuros. Paradoxalmente uma intervenção que é para melhorar o bairro ao mesmo tempo, no mesmo bairro esta situação seja perversa para com os moradores de uma outra parte – tocando na água, algo indispensável..

 No que diz respeito a água, deve se fazer e resolver esta situação mais rápido possível, pois uma das medidas essenciais e a mais simples para combater este vírus maligno é lavar as mãos. Nesta situação fica impossivel visto que, há escassez até de agua para beber. Ademais, esta situação pode pôr em causa a saúde pública e o alastramento da doença.

Esta realidade surgida demonstra claramente falta de planeamento, causando prejuízos a população claro que, todos desejam ver o seu bairro com uma nova centralidade. No entanto, ninguém “alimenta-se” infraestruturas, apenas!

 Na percepção de Machado (2002, p. 23), “negar água ao ser humano é negar-lhe o direito à vida. Em outras palavras, é condená-lo à morte, pois a simples existência, por si só, já lhe garante o direito de consumir a água e o ar”. Por sua vez, Granziera corrobora o entendimento ao externa que “a água é elemento intrínseco à sobrevivência”. (2006, p. 44)

 Diante desta realidade como é possível, um dos maiores bairros do capital do país ter mais de 15 dias com a ausência total de água e ninguém faz nada? Algo deve estar errado.

Não é possível garantir água para todos se não repensarmos nosso modelo de ocupação urbana.

Onde é que está a falha, quando é que teremos uma requalificação de sonhos, e água para todos em safende!

 Eunice Marlize Borges

Elizângela Duarte

Safende Bairro Smart: Moradores interessados e curiosos, mas o desafio é levar todos a participarem do projecto

O presente artigo/trabalho foi preparado e apresentado por Cláudia santos / Watson Tavares

Formandos Curso de Capacitação em Comunicação Comunitária que aconteceu na #KazaDamizadi



O projecto Safende Bairro Smart é fruto de uma  parceria  entre  a  Associação Comunitária Amigos de Safende- ACAS e a Fundação  Smart City CV através da assinatura de um protocolo de cooperação  em  Dezembro de 2019 . Trata-se de um dos projectos ambiciosos da ACAS com objectivo de tornar esta comunidade num bairro inteligente, através do empoderamento das pessoas, porém o gestor do projecto Ivan Moreira acredita que o desfio ainda é levar todos os moradores a se envolverem.

 Abordado por este site, o gestor do projecto Smart, Ivan Moreira fez um balanço    positivo    das    actividades    que    considera    andar    a    “  bom    ritmo”  . Desde do mês de Dezembro, inicio da assinatura do protocolo, já foram realizadas actividades e trabalhos de sedimentação das bases através de captação de parceiros e partes envolventes para trazer mais-valia para o projecto.

 Apesar da pandemia da Covid- 19 , já foram realizados projectos de muito interesse para o bairro, adiantou este responsável apontando como um desses projectos o lançamento da ferramenta HARD Safende, um aplicativo de gestão de alertas no bairro, lançada no período do confinamento e que serviu a comunidade no alertas das necessidades dos  moradores através  de suporte com género alimentícios entre outros.

A ACAS ( Associação Comunitária Amigos de Safende) tem feito de  tudo para que todos os moradores tenham acesso ao  aplicativo no Google Store e poder fazer registo personalizado, tanto é que as inscrições para as formações lançadas pela aludida associação são feitas também através deste aplicativo.

 Ivan Moreira acrescenta ainda que o feedback dos moradores em relação ao projecto Smart tem sido positivo. Entretanto sublinhou que um grande desafio ainda existente é de levar todos os moradores a participarem neste  “  grande”  projecto  e  assim  atingir  plenamente  o  lema  escolhido  que  é de  “  não  deixar  ninguém  para  trás”.

 Um outro trabalho realizado no âmbito do projecto Smart  foi  a apresentação da actualização do Diagnóstico do bairro de Safende com o intuito de perceber a evolução do desenvolvimento desta comunidade e os desafios a serem ultrapassados.

Explica ainda a mesma fonte que o projecto está dividido por sete eixos  de actuação, sendo eles a economia/empreendedorismo, educação, saúde/ ambiente, segurança, cultura/ desporto e espiritualidade. Esses eixos são compostos por membros ( jovens) quadros da comunidade que juntos pensam  no  desenvolvimento  deste  bairro  “  amado”  ,  sublinhou.

 Smart city ou, uma Cidade inteligente ( CI) é uma c idade que usa tipos diferentes de sensores eletrónicos para coletar dados, e conhecer problemas em tempo real, produzir informações, auxiliando a mapear, discutir e enfrentar dificuldades.

A tecnologia da cidade inteligente permite que as autoridades da c idade interajam  directamente  com  tanto  a  infraestrutura  da  comunidade  e  da c idade como monitorarem o que está acontecendo na c idade e como a cidade está evoluindo.


segunda-feira, 24 de agosto de 2020

#KazaDamizadi faz distribuição de máscaras faciais para chefes de famílias em Safende

 


Eis algumas dicas básicas e indispensáveis para usar uma máscara, segundo nossa enfermeira Sara Show: 

1- Segurar sempre pelas abas “elástico” ao colocar e ao retirar 

2- Não tocar na parte de fora ou se tocar nunca levar as mãos principalmente a cara/rosto. Lembre-se de higienizar ou desinfectar as suas mãos. 

3- Arranje uma sacola/bolsa plástico para colocar a sua máscara mesmo antes, ou uma pausa durante o seu uso! 

4- Quando suja se máscara Comunitária “de pano/tecido” lavar após o uso com água e lixívia na medida certa! Se cirúrgico descartar! 

5- Faça o descarte correto “coloque num papel ou sacola/bolsa de plástico para jogar no lixo! 

6- Manter as mãos limpas em qualquer etapa do processo de ultimação de máscara (lavagem com água e sabão ou uso de álcool 70% ou álcool em gel)

Proteja-se e os outros! Juntos por amor ao bairro amado protegemos uns aos outros para viver livre de covid-19! A sua atitude salva! #previna-se!

As máscaras foram disponibilizadas pela CMP no quadro do programa Stop Covid19, qual agradecemos!

domingo, 23 de agosto de 2020

"Sorria porque hoje é Domingo! Domingo de sonhos" uma crónica de Eunice Marlize Borges

 

Precisava mesmo escrever!

E, pela manhã ouço uma voz a gritar o meu nome, era a minha mãe, quem nunca?  Tudo se transformou num instante. E, lembrei me que era o fim de semana. O Domingo para uns é o dia de descansar, para outros é mais um dia normal, e para mim apetece escrever. 

Imagine um Domingo. Logo no amanhecer, coração acelerado, sensação que vai ser mais um dia de fracasso.

A espera não só do nascer e o pôr como o próprio brilhar do sol, para fazer tudo diferente novo caminho para andar para aprender para ser feliz comigo mesma.  Tento!

Quantas vezes tive que viver horas de agitação à espera do momento tão esperado?

No momento certo a sua alma fraqueja o coração acelera.

No mesmo instante lembrei: Hoje é o momento certo. Tenho que ultrapassar os meus limites.

Caminhei até o meu computador para fazer o que mais temia.

Não ia deixar ser derrotada nessa batalha: lutar comigo mesma era o meu lema. Durante a semana me personifico, vou para minha rotina e enceno uma personagem quase forte, alegre, equilibrada, gentil, extremamente sorridente.

Fico tentando aprender a ser feliz comigo mesma..., mas isso é tão errado quando se tem o pensamento que a felicidade depende que os outros te aceitem. Mas também é tão certo quando se tem em mente que não nos importamos com o que os outros vão pensar, é estranho mas é a realidade.

Este foi e ainda é o melhor Domingo, o meu Domingo! Percebi que com as nossas qualidades e defeitos, cada um de nós temos algo que nos torna de uma certa forma especial e diferente.

 Sempre esperei e espero alguém me fazer feliz. Talvez a razão de tanta espera resolvi me fazer feliz ...

Em segundos a vida se transforma, o frio virou quente, o molhado virou seco, o medo virou determinação.

Esta etapa é mais tranquila. Agora eu, mais descansada e recuperada das fortes emoções que senti ao fazer a minha ansiedade fazer me apaixonar pela vida. É tão bom quando o teu medo do fracasso transformar numa paixão!

É maravilhoso quando descobrir que tentar, é algo que deixa seu coração suave, e no final te deixa feito “um bobo” a sorrir do nada.

Em uma hora, um segundo, pode fazer a diferença...foi isso que aconteceu, ter provas que quando se quer, tudo é possível.

Este sim é o final de semana que foi de coração tranquilo, com muito sol ao amanhecer... horas completas, fazendo a diferença, e em todos os minutos dele tenho a honra de dizer que terminar esta crónica foi muito bom, mesmo inesquecível.

Sorria porque hoje é Domingo!

Eunice Marlize  Borges

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Jovens do bairro amado, Safende, beneficiam da Capacitação em Comunicação Comunitária

 

“Comunicação Comunitária” é o tema da capacitação que decorre, de 17 a 21 de agosto na “KazaDamizade” no bairro de Safende, Cidade da Praia, tendo como Formador Gilson Rodrigues, jovem quadro do bairro.

 A ação formativa, está a ser ministrada numa perspetiva mais prática, com o principal objetivo de preparar cada participante num futuro muito próximo, a pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

 Conforme avalia a formanda Marisa Fernandes, a formação é bastante interessante e vem aprendendo muitas coisas novas. “Agora sei o que é a comunicação comunitária, os seus benefícios e como posso transmitir não só dentro da minha comunidade como fora dela também”. Nesta linha a formanda apela aos outros jovens do bairro para aproveitarem todas as oportunidades formativas oferecidas. Acrescenta ainda que “Tenho a certeza que, vão gostar de adquirir conhecimentos para garantir o vosso futuro” diz.

 Por seu turno, o formador Gilson Rodrigues, licenciado em Relações Públicas e Pós-Graduado em Marketing, que também é morador do bairro, adianta que partilhar os seus conhecimentos na área da comunicação em comunicação comunitária para as pessoas do seu bairro, e o associativismo está a ser uma experiência enriquecedora.

“Juntos podemos romper com a passividade da população local e, incentivar o exercício de comunicação comunitária para que todos possam manifestar suas reivindicações, dar suas opiniões. Participar ativamente na comunidade é muito gratificante”.

Recorde-se que a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) criada em 2015, nasceu por vontade dos moradores e é aberta a todos os moradores do bairro de Safende. Vem trabalhando incansavelmente para o desenvolvimento do bairro procurando melhores condições de vida dos moradores a nível económico, profissional e desenvolvendo a educação e desde janeiro de 2020 vem actuando a partir da sua sede #kazaDamizadi, na emblemática Rua D´obra.

Eunice Marlize Borges

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Oportunidades ACAS / KazaDamizadi - Actualização 23/02/2021


A vida é uma oportunidade. A KazaDamizadi operacionaliza as oportunidade criadas pela Associação comunitária Amigos de Safende e parceiros. Abaixo encontra os que já foram criados e outros em activo. Cada oportunidade vai custar te algo. Começa sempre pelo teu empenho até valores financeiros e ou serviço comunitário. Temos como principio que nada é de graça. Tudo custa e assim sermos sustentáveis. Não vais ficar de fora porque não podes pagar com dinheiro, podes pagar com serviço braçal ou serviço intelectual e de tempo. Agarra e dá a conhecer aos outros. Podes ser oportunidade de alguém! Seja gentil. Obrigado

Clica em cima e tenha mais detalhes de cada um e pegue a sua oportunidade:

43 - Oficina de oportunidades de negocios

42 - Técnicas activas busca de emprego

41 - Capacitação em Soft Skills

40 - Get Agead - Um passo em frente

39 - Visita Museu Resistencia Tarrafal

38 - SBw - Conferência prática "Novas tendências dos negócios de Rua"

37 - SBw - Workshop “ Nôs freguês"

36 - SBw - Workshop “Desperta menti, manti alerta cu dinheru

35 - SBw - Workshop “Nu ben planea nos negócio"

34 - Street Business Week (Semana Negocios de Rua) - Abertura e Conversa Aberta

33 -  Teatro Comunitário

32 - Gestão de museus e património cultural em contexto comunitário

31 - Ética nas organizações e na intervenção comunitária

30 - Atendimento ao cliente em contexto comunitário

29 - Fotografia para amadores e iniciantes

28 - Escuta Safende 2020/2021

27 - Inscrição - Safende in Dance

26 - Inscrição 7º fórum Pensar Safende

25 - Formação de capacitação para inclusão produtiva - Corte e Costura

24 - Workshop - Desenvolvimento da Linguagem nas Crianças

23 - Formação em Negociação e mediação de conflitos 

22 - Inquérito impacto Covid19 no Bairro

21 - Levantamento Negócios Safende

20 - Formação de capacitação para inclusão produtiva - Pastelaria/Culinária/Cafetária 

19 - Formação ArteTerapia & BijouTerapia 

18 - Educação & Higiene alimentar

17 - Inscrição animação comunitária - Saúde 

16 - Inscrição - Safende Acessibilidade & conectividade para futuro smart hoje 

15 - Distribuição máscaras faciais (click)

14 - Formação Mediadores de Leitura

13 - Formação de Animadores em Prevenção ao Uso do Álcool e outras Drogas

11-   Arte falar em publico

10 - Pessoas interessadas em concluir escolaridade mínima obrigatória em Safende - Bairro Amado

9 -  Comunicação comunitária

8 -  Consulta comunitária para dedicar o dia 30 de setembro como dia de Safende, bairro amado

7 - Manifestação de interesse em Associar-se,  Associação comunitária Amigos de Safende – ACAS

6 - Candidatura projecto Horta nha Kaza

5 -  Ficha de Inscrição - Formação Educação Financeira

4 -  Manifestação de interesse para o projecto "Empoderamento atravês Carta Condução e Soft Skills"

3 - Sugestões & reclamações - Provedoria do Bairro – Safende

2 - Ficha de inscrição - Filmar com Telemóvel

1-  Formação Organização de eventos desportivos



sábado, 15 de agosto de 2020

"Um Cabo Verde novo se faz com novos Caboverdeanos" Dino Gonçalves


 Não acredito que uma pandemia teria o poder de per si mudar o mundo permanentemente. Acho que os seres humanos precisam de mais do que isso para laborar uma transformação mais sustentável e sustentada. Se olharmos para trás podemos ver que ciclicamente a humanidade se vê dentro de problema que porventura pensara se que jamais ia nos afectar novamente.  Aceito que a covid19 então seja uma oportunidade para adquirirmos novas posturas, eliminar umas e reforçar outras, pois, nem tudo estava mal. Outrossim os períodos difíceis são férteis também em possibilidades de reconstrução, de solidariedade social.

Cabo Verde tem a chance de ser um país pequeno e por isso pode, havendo determinação colectiva e boa liderança, fazer uma volta em menos tempo e recursos que se exigiria de outras nações ou países por exemplo de dimensões maiores ou mesmo com complexidades superiores.

Dizia alguém "Se modificarmos o homem, poderemos fazer a revolução; Só novos homens poderão criar um mundo novo". Portanto um Cabo Verde novo se faz com novos Caboverdeanos, significando então que o investimento adequado e para valer teria que ser nas pessoas, aliás, as pessoas são o essencial. E de novo temos a vantagem em Cabo Verde de termos e sermos uma estrutura etária predominantemente infanto juvenil, portanto possível de modificar com trabalho e capaz de energias e sacrifício exigíveis nesta situação.


O agir ágil ousando construir uma sociedade capaz de suportar a todos a viver com dignidade, criar solidariedade e redes comunitárias é uma utopia necessária e possível. E esta utopia basear-se-á inegavelmente sobre a unidade básica da sociedade que é a família.

Que decisões tomaria:

1.       Decidiria pelo real empoderamento das famílias para que não caiam nas armadilhas que a pobreza favorece, nomeadamente a adoção de valores e modelos de vida que não contribuem para o seu progresso, para a sua coesão interna e para o desenvolvimento da sociedade e do Estado.

2.       A aposta na educação informal em complemento com a educação formal para a formação dos jovens certamente é uma medida que todos tomariam e um amplo programa de mentoring e aproveitamento de quadros seniores preparados e aposentados para conservar e potenciar memória institucional e da comunidade;

3.       A educação financeira seria obrigatória desde o pré-escolar. Qualquer formação profissional teria a componente educação financeira. Os servidores públicos teriam capacitação em educação financeira para poderem exercer, bem como programas massivos e consistentes de reforço de atitudes e comportamentos que coadunam com a lógica da poupança, do investimento e do uso racional dos bens públicos;

4.       Fortalecimento de associações comunitárias como organizações mais próximas das pessoas e com a virtude de conciliar o informal na formalidade e que comprovadamente são o hospital mais próximo para as famílias e pessoas socialmente mais vulneráveis.

5.       Ninguém em condições de saúde e com robustez física terá algum benefício de estado sem contrapartida; serão exigidas contrapartidas desde em serviço comunitário até exigências de horas de frequência de pequenas capacitações para fortalecimento de habilidades individual.

domingo, 9 de agosto de 2020

Jovens do Bairro Amado recebem Workshop - Filmar com Telemóvel

Um workshop sobre “Filmar com Telemóvel” teve início neste sábado, 08 de agosto, fruto de uma parceria entre a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) e a Associação Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), realizada na Casa D’Amizade, em Safende.

A formação ministrada pelo Vice-presidente da ACACV, Júlio Silvão Tavares, tem por objetivo a capacitação dos jovens do bairro amado para adquirirem algumas ferramentas de gravação com o próprio telemóvel.

No primeiro dia, foram abordados temáticas como: o processo e as fases de uma gravação, as ferramentas necessárias para a realização de um filme, os planos e o enquadramento da imagem e os formandos criaram ainda grupos para a produção de três filmes sobre o bairro mais amado da capital do país – Safende.

Miguel Mendes, um jovem residente em Alto Safende, esta na fase final do curso de licenciatura em Multimédia e decidiu fazer a formação “Filmar com Telemóvel” para aprofundar os seus conhecimentos na área. 

O mesmo assegura que, neste workshop, aprendeu várias coisas novas e teve a oportunidade de rever algumas que já estudou durante o curso.

“No primeiro dia, o que me marcou mais foi a possibilidade de escolhermos um tema para a realização de um filme, em grupo, sobre a realidade do nosso bairro” afirma Miguel Mendes.

Este jovem diz que, junto ao seu grupo de gravação, querem mostrar a importância da linha 15, autocarro da Solatlântico que será colocada para os moradores de Alto Safende e não só.


Por outro lado, Leicibel Sanches, uma jovem que já está no mundo laboral, chegou por curiosidade ao workshop através da página do Facebook do Bairro Amado.

“Tem sido uma formação de extrema importância porque temos aprendido como posicionar o nosso telemóvel e vimos que com isso é possível filmar várias coisas que contribuem para o desenvolvimento do nosso bairro e eu quero ajudar em tudo que for necessário para tal” declara Leicibel Sanches.

A próxima sessão do workshop terá lugar no dia 15, na sede da ACACV, onde serão abordadas as técnicas da edição de um vídeo no Adobe Première e procedera-se a edição propriamente dita das gravações feitas.

No mesmo dia será realizado o encerramento do workshop “Filmar com Telemóvel” onde os formandos apresentarão os seus filmes sobre Safende e receberão os referidos certificados de participação.

Associação Comunitária Amigos de Safende desafia Safendenses e amigos a vestirem Safende50 para assinalar 50 anos de Safende, bairro AMADO


Agradecemos abertura para este convite simples:
Envolva-se na celebração dos 50 anos de Safende - compre uma Tshirt e suporte a intervenção nossa em Safende
Faça a sua encomenda, informando a cor e o tamanho da sua preferencia. pague na #KazaDamizadi ou na conta: 
Nome: Associação Comunitária Amigos de Safende 
Nº Conta: 3129378610001 
NIB: 000200003129378610154 
(CECV) . 
Valor é 500$. 

Nu sta tudo de Parabens Safende há 50 anos bairro + amado
Para outras modalidades e mais informações contacte nos 9231283 - Larinha Alves



Protocolo tripartido Associação Comunitária Amigos de Safende, escola de condução SkolaNela e a Direcção Geral do Emprego Formação Profissional e Estagios profissionais abre porta para moradores e jovens terem acesso a carta de condução por até 50% em todas as categorias


Jovens do bairro de Safende, na Cidade da Praia vão ter acesso, a uma formação para carta de condução com redução de até 50% em todas as categorias.

O financiamento deste projecto é fruto de um protocolo tripartido entre a Associação Comunitária Amigos de Safende, a escola de condução SkolaNela e a Direcção Geral do Emprego Formação Profissional e Estágios profissionais, assinado esta manhã na Cidade da Praia.

O projecto está orçado em cerca de dois mil contos, metade dos quais são suportados pela Escola de condução SkolaNela, quinhentos mil escudos pela Direcção Geral do Emprego Formação Profissional e Estágios profissionais e os restantes pelos moradores e jovens contemplados por esta oportunidade.

Na ocasião, a presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende, Elisângela Silva explicou que a ideia é dar aos jovens e moradores mais uma ferramenta para aumentar a empregabilidade e contribuir também para a auto-estima e engajamento comunitários.

“Já temos mais 30 jovens em formação e com este protocolo mais 20 serão contemplados”, apontou adiantando que a associação está à procura de outros parceiros para beneficiar cerca de 120 jovens que estão inscritos para esta formação.

Por seu turno, a proprietária da SkolaNela, Eulália Mendes, disse que a iniciativa foi sua e achou que este é o momento de dar o seu contributo para o bem da comunidade e tirar os jovens dos maus caminhos e males sociais.

“Na primeira fase foram contemplados mais de 30 jovens e o orçado era de 745 mil escudos, e nesta segunda fase 525 mil escudos para beneficiar 20 alunos, mas a ideia é continuar e beneficiar mais jovens do bairro”, acrescentou.

Eulalia Mendes apelou a todos os empresários a abraçarem esta causa para ajudar a juventude, que será o futuro do país.

Para a directora geral do Emprego Formação Profissional e Estágios Profissionais trata-se de uma iniciativa louvável pelo facto de ser um acordo tripartido que integra uma empresária da comunidade para ajudar a juventude.

“Nós queremos uma aliança com os nossos empresários tudo em prol dos jovens. Este gesto diminuirá a carga daquilo que o Governo deverá apostar ou investir e consequentemente será um alivio na vida dos nossos empresários que não terão a responsabilidade social muito forte e acrescida porque vão entrar como parceiros para apoiar na questão da formação e do emprego”, referiu.

Por outro lado, desafiou os jovens a serem pró-activos, motivados, e a mostrarem a vontade de que querem fazer algo útil para eles e para a sociedade.



O projecto vai permitir à associação beneficiar de 250 mil escudos que serão investidos no fortalecimento da intervenção comunitária e de serviço comunitário prestados pelos jovens comtemplados com descontos e serão disponibilizados ainda uma formação em ‘soft skills’ (habilidades brandas, traços de personalidade e comportamentos, segundo o tradutor Google) para melhorar as competências pessoais e sociais dos seleccionados.