BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:08
Esta rubrica quer contar com a máxima simplicidade, o empenho das pessoas perante a própria comunidade. Empenho que se pode concretizar com pequenas coisas...mas que representam grandes contributos para comunidade, não só pelo mero acto, mas por tudo o que significa.

FORMADORES VOLUNTARIOS EM LINGUA INGLES 
Já há algum tempo dois voluntários de zona decidiram partilhar o próprio conhecimento da língua inglesa com os vizinhos e moradores de Safende em geral. Julio é um jovem que viveu nos Estados Unidos por muitos anos, completou estudos lá e decidiu voltar para a sua terra. Ate hoje já realizaou três formações de inglês no Espaço Aberto, em horário pos-laboral, maioritariamente frequentado por jovens; CJ é um jovem de boa vontade, rapper e que estuda  Inglês na UNICV, e que decidiu ativar um curso de inglês, direccionado principalmente para as crianças que se encontram em ferias escolares. 
Julio
Safendeonline: Você estudou e viveu nos EUA, país onde muitos jovens de CV e não só querem ir: o que te levou a ter uma trajetória inversa a este jovens?
J.  O que me levou a regressar para Cabo Verde fundamentalmente são as oportunidades de negocio. Em CV existem varias áreas que podem ser exploradas e investidas. Na minha opinião os emigrantes ou estudantes devem regressar e investir na nossa terra, visto que somos um pais ainda em desenvolvimento. Quanto mais ajuda darmos melhor sera para o nosso pais. Também, eu já tinha terminado a minha licenciatura nos EUA, a crise na altura atingia o seu ponto mais alto, assim eu vi que era o momento para apostar numa mudança e assim optei pelo o regresso.

Safendeonline: Estás em Safende já há uns anos, que diferenças entre ser jovem nos EUA e ser jovens em Safende?
J. Os EUA, constitui um país que dá muitas oportunidades aos jovens, pois investem muito na educação como chave de sucesso dos jovens; em Safende não se investe muito nos jovens, estes sentem-se incapacitados e mal preparados, sem saída para a vida profissional, e o nosso governo não investe muito nos jovens em Safende, fazendo com que os jovens optem para a delinquência, para o vandalismo, para as drogas, etc. como uma saída um refugio da sociedade

Safendeonline: Estás feliz da tua escolha? Ou queres voltar aos EUA?
J. Sim, encontro-me feliz e satisfeito da escolha feita, apesar de desde o momento que regressei até ainda encontro barreiras impostas pela sociedade; mas luto para ultrapassa-las e supera-las! Encontro-me com o meu próprio negócio e dou aulas de inglês no centro comunitário do Espaco Aberto.              
CJ
Safendeonline : O que te levou a partilhar o teu conhecimento com as crianças do bairro?
CJ. Primeiramente, como um Rapper, ou ainda melhor, como um MC seguidor de Cabral gostaria de ajudar, de contribuir para o desenvolvimento do nosso país. Como não tenho milhões para oferecer, ofereci algo que bem usado pode gerar milhão, que é o conhecimento. Não posso de maneira alguma esperar para quando tiver muito para oferecer, pouco também pode ser repartido, assim como o nosso Senhor Jesus Cristo fez. Fazer trabalhos comunitários é a missão dos MCs. Nas minhas músicas faço muitas críticas socias e não só, então eu devo ser um modelo por onde eu passar. Crianças de Safende são crianças com muito valor, se investirmos nelas de certeza não vamos arrepender, muito pelo contrário seria bem para a nossa comunidade e para o futuro do país. Cabral disse que criança é flor da revolução e futuro do nosso país, isso é mesmo verdade, por isso é de pequeno que devemos ensina-las e cuidar delas para não entrarem no mundo da violência e prostituicao.

Safendeonline: Tens 21 anos, 10 anos atrás eras também uma criança, que mudanças no bairro? O que significa ter 10 anos hoje e ter 10 anos no ano 2000?
CJ. O Bairro mudou muito, hoje safende esta diferente. Podemos observar que houve muitas infraestrutura hoje em dia as crianças podem brincar nos pátios e placa desportiva, mas a criminalidade aumentou muito, então devemos dobrar cuidados com as nossas criancinhas. Não estou a condenar, mas algum país do bairro não parece que importam com os seus filhos. Eles deixam as crianças na rua até depois do horário de telejornal ou de telenovela, e não só isso. Isso é irresponsabilidade. Vamos oferecer um mundo mais justo e mais pacífico para um bom desenvolvimento das nossas crianças. Ainda não sou pai, mas quero um dia vir a ser pai de uma menina e um rapaz, mas tenho que exercer uma função dobrada porque não é fácil ser pai hoje. Quando eu era criança brincava com carros de lata, brincava ‘ silimbiki nbiki`, cabra cega, nos tempos das chuvas pegava gafanhotos, agora as crianças estão a nascer com 17 ou 20 anos porque suas brincadeiras são totalmente diferentes.

Safendeonline: Como jovem que conselho gostaria de dar para outro jovem?
CJ. Consedjo kim ta da pa jovens é pa nu ka spera pa ninguém pamodi Kabo Verdi é pobri i nos politico é pocu honestu. Nu tem criatividadi, nu djobi um kusa ki nos é bom nel nu tenta fazel; apoio ka sa mutu dadu mas nu pui fé nu ta djiga la. Ami ntem um sonhu ke ojda Praia na paz i unidu. Antis dim mori talvez nta xintil fé na nos senhor. Jovens nu luta nos ke futuru nu pressiona governo nu fazi revolusom, mas paradu nunca.