BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Publicado por SAFENDEONLINE | 20:12

Ilustre Safendense

Meu mano, minha mana, receba os meus mais respeitosos e amistosos cumprimentos. Hoje pensei em ti com muito carinho e quis partilhar contigo o sentimento distinto que sinto pelo nosso bairro e por ti em especial.

Quis, hoje e agora, compartilhar contigo o quanto te estimo e conto que possas de facto ter acesso a esta mensagem. O nosso bairro surgiu com a fixação de moradores na década de 70, portanto há pouco mais de 40 anos. Em 2020 estaremos celebrando 50 anos do surgimento do nosso bairro. É uma marca linda, não é!? O nosso amado bairro já recebeu de “tudo”, todavia teve uma razoável capacidade de encaixe e obstinação e hoje não somos provavelmente o que queremos, mas não somos seguramente o que éramos!

Podes estar a pensar, porque hoje agora ou porque neste tempo dedicar-te estas palavras! É meu mano, minha mana, hoje, porque nos últimos anos é inegável que se tentou fazer muito pelo nosso bairro. Mas sabes claramente que é preciso muito mais para termos um bairro melhor. Um bairro onde podemos dormir tranquilamente, onde os nossos filhos e filhas possam estar sem medo de sofrerem violência de algum tipo. 

Acredite que com as tuas mãos envolvidas os resultados seriam e serão de longe superiores.
É chegado o momento, minha mana e meu mano, de os filhos de Safende darem o melhor de si para a nossa comunidade. És profissional de saúde, de educação, és profissional de segurança; de que área fores deixe te sentir chamado (a) a dares o teu contributo para um Safende melhor.

E cada um de nós é hoje chamado a intervir com toda a sua energia e inteligência…com um foco, com uma visão. E esta visão devemos construí-la juntos: que Safende entregaremos aos nossos filhos e filhas na celebração dos 50 anos do bairro?

Para mim, pessoalmente, é chegado o momento de uma intervenção mais aprimorada, baseando naquilo que melhor sei fazer: e será a intervenção de conteúdo económico/financeiro no bairro. Muito das situações sociais que temos, sabemos, têm origem na fragilidade financeira da nossa população. É que a pior pobreza é não ter oportunidade de reverter a condição de pobreza em que se encontra. E muitos, no bairro, não têm tido oportunidade de reverter a condição de pobreza em que se encontram. Ter rendimento é o básico. O acesso ao rendimento é fundamental. Devemos então e podemos criar possibilidades para que toda a gente em Safende, querendo, tenha possibilidade: de ter educação financeira, que é o conjunto de posturas e atitudes apropriadas no planeamento e uso dos recursos financeiros pessoais; de ter acesso a capital de forma ágil e simples para produzir; e, desse modo, gerar seu próprio rendimento. Não estou a sonhar não e conto consigo para sermos realidade.

O bairro pode e vamos juntos equacionar formas de ter um serviço educativo financeiro na comunidade que se alimenta e se retroalimenta. Não é difícil, temos no bairro capacidades humanas e infra-estruturas adequadas. E garanto-te, Safende nunca mais será igual.

O que foi feito até agora produziu o feito que produziu e pode ser que muitos estão satisfeitos. Nos premiaram e nos utilizam como referência por vezes, mas sentimos que ainda não somos o que sonhamos e por isso não estamos satisfeitos.

Em 2020 seremos reflexos das liderança que criarmos, mantermos e potencializarmos… e seremos um bairro em que seus cidadãos serão financeiramente competentes e detentores daquela habilidade para tomar decisões apropriadas na gestão das suas finanças próprias. Temos que obrigatoriamente melhorar, sem medo, actuais lideranças e potenciar competentemente novas e melhores lideranças. Não é um luxo, é questão de sobrevivência, meu concidadão!

Podes me duvidar e questionar: Mas e aquelas horas em que a realidade parece pesada demais!? E há de facto estas horas… …podes estar desempregado e não vês possibilidade de empregar ou de ter um negócio próprio… o teu filho terminou estudos há vários anos e continua em casa inactivo e impotente perante o passar dos tempos… ou, como mãe, a sua filha é portadora deficiência e pouco consegues para a ajudar… é o teu pai que se deixa matar por álcool e perturba a todos… ou o teu irmão entrou na vida de adicção, consumo de droga e rouba coisas em casa… ou a tua irmã é refém do seu namorado que lhe faz violência e é ainda um perturbador da paz no bairro! É de facto pesado, mas concentra-te de que és destinado a vencer; tenha apenas a certeza de que fazes no limite do que podes… é que há situações que outros têm que escolher e escolheram estes caminhos… nada de se culpabilizar, relativize na medida do possível e “olhar para frente”.

A realidade hoje nos indica que devemos todos aprimorar. E o diferencial será a tua atitude, a minha atitude, a nossa atitude. Meu amigo, minha amiga, desejas ver um Safende diferente? Como dizia Ghandi, e este desafio é actual, que tal seres a mudança que queres ver em Safende?

E termino com pensamento em cada um de vós que enformam o bairro amado, partilhando consigo esta sabedoria africana milenar: Só estarás totalmente bem se o teu vizinho estiver bem. Ubunto ou seja a felicidade se conjuga em nós… seremos efectivamente felizes na colectividade. Safende, Ubunto!?

Dino
www.inclusaofinanceiracv.blogspot.com