BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Publicado por SAFENDEONLINE | 07:12

 


Com a chapa #TuduPaSafende Edzany Silva esteve a frente dos destinos da Associação Comunitária Amigos de Safende entre 2018 a 2021. Durante o mandato segundo ela “se muito foi feito, mais ainda estão por fazer”, desejando bom trabalho a nova equipa Servir Safende. Aproveitou a tomada de posse para partilhar os 5 momentos chaves do mandato:

 1.  A nossa decisão de instalar nos numa sede, em janeiro 2020. A kazaDamizadi. Não tínhamos nada. Apenas a boa vontade e a certeza que o bairro precisava de um espaço que seja verdadeiramente da comunidade. Hoje apenas dois anos depois ninguém dúvida de que foi um momento histórico para os moradores – a internet disponível aos moradores com apoio da NOSI é um novo mundo que se abriu.

2.   O estado de Emergência – A coragem e o risco que sentimos que tínhamos que correr para servir as necessidades alimentares do bairro. Foi um momento

mesmo duro, mas provamos que somos uma equipa forte e uma zona solidária

3.   A celebração do dia da Europa no bairro com a comunidade. Permitiu nos ser

por um dia a capital da diplomacia em Cabo Verde assim como foi possível gerar recursos para pagar voluntários pelo seu trabalho profissional e remunerar varias famílias no bairro pelo trabalho prestado bem como dinamizar economia do bairro.

4.   A parceria com a Skola Nela maior investimento feito por um negócio privado no bairro pela causa associativa tendo resultado em mais de 40 cartas de condução para jovens com descontos de até 50% dando assim oportunidades para jovens terem este instrumento útil aumentado chances no acesso ao emprego.

5.   O momento da tomada de posse da nova equipa depois de uma eleição aberta a comunidade, uma demonstração da vitalidade da nossa democracia comunitária, mas também uma prática que Safende deseja que seja mais comum nas associações na Praia ou mesmo em Cabo Verde - a realização regular de eleições para legitimar lideranças e credibilizar mais o associativismo.

Na sua declaração ainda agradeceu a equipa particularmente os voluntários Larinha, Bá, Jandira e Nanda pelo serviço voluntário especial a comunidade.

A Associação Comunitária Amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente, educação, saúde & Ambiente, segurança, desporto, Arte & Cultura, economia e Sentido de pertença & comunicação & governança comunitária.

A união dos moradores tem ainda como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.