BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Publicado por SAFENDEONLINE | 12:10



Safende é o quinto bairro ao nível de número de moradores do município da Praia; em 2000 viviam aqui 4.200 pessoas enquanto em 2010 o número dos moradores subiu para aproximadamente 6.100 (INE). Este incremento, para quase 50% em dez anos, caracteriza Safende como um bairro dinâmico, marcado por uma urbanização espontânea e de elevado risco devido à natureza das construções clandestina e a morfologia bastante complexa, pela existência de ribeiras e declives acentuados.  

Safende, como outras zonas da capital, tem origem no fenómeno do crescimento urbano devido ao êxodo rural, que a Praia vem sofrendo nas ultimas décadas, com todos os problemas anexos e interligados embora em âmbitos distintos, designadamente: urbanístico, sociológico, económico, cultural, jurídico e administrativo.

Os moradores de Safende apesar de uma relativa homogeneidade ao nível de classe social e acesso aos bens, apresenta relevantes porções da população em estado de pobreza, onde muitas famílias vivem em situações desesperadas a nível habitacional e económico. Os jovens, na maioria desempregados, conduzem uma vida onde não conseguem ingressar no mundo laboral e não tem recursos para continuar os estudos ou formar-se profissionalmente, ficando frustrados e fragilizados perante as condutas de risco.