Quando é
pronunciado Safende hoje ninguem neste mundo dos vivos fica indiferente. Podemos
afirmar com razoável certeza que Safende é uma marca. Uma marca forte! Uma marca
que nos leva a zona norte da Praia fisico, ao espaço mental de resistencia e
resiliencia e que conversa espiritualmente com a esperança activa de um bairro
que fez um caminho singular. Mais do que um símbolo gráfico e um nome
diferenciado para nos identifcar a marca “envolve a experiência que será
passada ao cliente/colaborador/parceiro para transmitir seus valores e a
percepção, englobando os 5 sentidos – ou os mais adequados para o seu tipo de
negócio, quando aplicados – para trabalhar a identificação de uma empresa e
seus produtos ou serviços.” Sentimos então que a marca Safende faz isso! Podia fazer
melhor, podia sim!!
O branding sendo “
um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente,
contribuem para a construção da percepção de seu consumidor/ cliente/ utente em
relação à sua empresa/organização/serviço de forma positiva – ou seja, como
você gostaria que ele a interpretasse.” Não podemos afirmar já com razoável
certeza que temos prestado necessária atenção e em beneficio do colectivo
Safendense como bem defendem os entendidos de que “os esforços em branding
geram reputação e reconhecimento para a melhoria dos resultados do negócio e
até mesmo a redução de investimentos empublicidade e propaganda – no médio e no
longo prazo, é claro.”.
Como tem sido
gerido a marca Safende!? Mal, muito mal até diria!
Muitas vezes
pessoas incluindo instituições, que não conhecem bem a realidade actual Safendense e intervenção comunitária, tem acções pensando
estar a chegar nos Safendenses e são barradas nas orelas (leia se margem). Urge
um debate e uma fala franca entre nós Safendenses sobre que (algumas ou muitas) oportunidades temos
perdido nesta confusão (algumas propositadamente assumida?) em desfavor do presente
e futuro de Safende. A festinha tem que acabar, ya!?
É justo que
pequenos grupos se apropriem e se aproveitem da marca e da falta de branding
competente de Safende? Como vencer a tentação de uns poucos se beneficiarem dos
frutos do denso processo comunitário made in SAFENDE pertença colectiva dos Safendenses!?
Como fazer com que os resultados e todo o potencial que a marca Safende carrega
gere impacto nos Safendenses todos e não apenas nos ChicosNocentis que manhosamente
tem usado o bairro para distrair a multidão (desatenta... preguisoça!?) em prejuizo da grande massa
popular de Safende!?
E ai people, vamos
pensar e agir pondo Safende e Safendenses em primeiro lugar, porque a justiça participa
na construção e consolidação da Paz!? Sim ou SIM!?
Dino Gonçalves