BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:54

 

Alunos da oficina de teatro de Comunitário de Safende” KazaDamizadi” assistem hoje, 16 de abril à apresentação do Espetáculo “Os Dias de Birgitt”, organizada pelo Centro Cultural Português e apresentada pela companhia de teatro Sikinada, às 20:00, na Cidade da Praia.


A ideia de assistirem este espetáculo partiu da aluna finalista de mestrado em teatro na Universidade de Évora em Portugal e bolseira da Produtora, Nereida Delgado, porque segundo a mesma, este espetáculo vai permitir os alunos da oficina de teatro presenciar e contemplar algo diferente (que não estão habituados a ver), contudo, abrir as suas mentes e acima de tudo, conseguir ter uma capacidade criativa e um olhar crítico.


Nereida Delgado adianta, que o principal objetivo do teatro na comunidade é fazer com que o participante tenha a oportunidade de desenvolver a sua capacidade criativa e intelectual e de conseguir ter uma relação saudável consigo mesmo e com os outros. Portanto é nesta linha, que Nereida resolveu convidar os alunos e dos conseguirem tirar uma lição moral e trazer par a realidade da oficina do teatro.


“Sempre ouvi falar, tanto bem, como o mal da zona de Safende, por percorrer todo esse caminho de lutar para que as coisas mudem sem esperar pelo governo, até chegar a onde se encontra atualmente, à vista disso, uma atuação ou um espetáculo “teatro” a comunidade tem a chance/oportunidade de falar/expressar, reenvidicar, conhecer e mostrar a sua comunidade através da arte”, frisa Delgado.

 

 “Os Dias de Birgitt”, de acordo com a sinopse, conta a história de uma mulher que, de um dia para o outro, é confrontada com uma doença terminal. “A senhora tem vinte e um dias de vida, foi dessa forma que ela recebeu a notícia, com um turbilhão de sentimentos”.


É importante saber que o Teatro comunitário (ou teatro da comunidade) refere-se à performance teatral feita em relação a uma comunidade em particular, o seu uso inclui teatro feito por, com ou para a comunidade. Pode referir-se ao teatro que é feito inteiramente por uma comunidade sem ajuda externa, à colaboração entre os membros da comunidade e artistas de teatro profissional, ou à performance de profissionais dirigida a um grupo em particular. Teatro comunitário é aquele da comunidade, na medida em que pode desenvolver o espírito comunitário e sensibilidades artísticas de quem participa, seja como produtores ou espectadores e membros.

 

 Rita Mota Ramos