BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:01

20 participantes fazem parte da primeira turma de capacitação de 8 horas que terá lugar este sábado dia 30 de outubro na Kazadamizadi, Safende, a ser ministrada pela conceituada Coach Rosa Moniz. Segundo a coach nesta ação de capacitação dos animadores comunitários na arte de despertar o potencial humano nas suas intervenções, vai capacita-los para fazerem perguntas que provocam uma reação positiva nos seus interlocutores de forma a exercerem uma liderança de proximidade, “vou ajudá-los a despertar a competência relacional, que lhes permite gerar confiança com os interlocutores, de forma a que possam impacta-las com as suas perguntas e ações orientadoras. Vamos trabalhar comunicação, empatia, autocontrolo nas relações humanas. Vou trabalhar com eles a arte de fazer perguntas despertadoras do potencial.”

A formadora esclarece que “atitude Coaching ajuda a gerar confiança, proximidade e autoridade: Confiança através da empatia e da curiosidade e sem julgamento que permite aproximação; Autoridade através de ferramentas de autoconhecimento e autoconsciencia emocional, compreensão do impacto emocional nas relações e nos resultados”.

 Portanto os animadores serão ajudados através da atitude coach a “no fundo, aperceberem-se da necessidade de liderarem processos pessoais e dos interlocutores, ou seja, precisam antes de tudo fortalecerem os seus recursos pessoais para poderem ser bem sucedido na intervenção. Se os animadores comunitários aperceberem que eles enquanto seres humanos são a maior ferramenta de trabalho, sentirão uma necessidade permanente de crescimento pessoal” elucida confiante Rosa Moniz.

 A coach acredita que se os animadores comunitários fortalecerem-se emocionalmente, desenvolverem o hábito de fazer perguntas em vez de fazer afirmações, desenvolverem a curiosidade em vez de julgamento, aumentar o seu potencial de comunicação e de empatizar, a intervenção comunitária tornará muito mais sustentável que assistencialista. 

A Associação Comunitária amigos de Safende (ACAS) é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.

A ACAS adota e defende o voluntariado numa intervenção comunitária global capaz de mobilizar a comunidade e as pessoas a vencerem a cultura das “mãos estendidas e fazer primeiro cumprindo o seu dever para consigo e a sua comunidade e assim ganhar o direito a reivindicar. 

Redacção SO