BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 9 de julho de 2013

Publicado por SAFENDEONLINE | 08:16
L está grávida. A indicação medica alerta claramente “GRAVIDEZ DE RISCO”. Ontem passou o dia todo no hospital e eram por volta das 22h 22h30 quando a pé regressava do hospital da Praia. L tinha ido ao hospital, “antis de sol sai”, na mão traz a receita medica, os pés parecem inchados, estomago vazio, a cabeça com tonturas pois não tomara os remedios diários que toma. E enfrenta o medo de ir a casa numa sub zona do bairro, é que ainda tem “aqueles que ainda não estão convencidos” e podem querer toma-la aquilo que não tem. Não sabe se encontrará jantar em casa. O pai e mãe vivem em permanente conflito e demais implicações dessa situacao. O oportunista desemprego mora ali também.

Com olhar preocupado L assume que tem infecção na sua genitália, e garante o ter apanhado na rua “mixa na qualquer lugar”, diz vencidamente.

Juntos vamos ao básico um copo de agua fresca e uma sopa para aliviar o estomago. Para frente temos o caminho a percorrer e rezar que os efeitos de não ter tomado os remedios não se manifestem, antes de chegar a casa. Tentariamos um táxi, mas o taxista “ es hora de noti kelkou la ka ta da pa bai”. Não resta alternativa senão ir caminhando mesmo.

E enquanto caminhamos num silencio cúmplice e “ku Deus na boca..” E penso em como a minha comunidade ainda não tem efectivamente uma rede de detecção, prevenção e apoio e acompanhamento, na fraternidade, para as pessoas mais vulneráveis. E a minha comunidade não é seguramente a pior das comunidades praienses. Passa a minha frente imagens das zonas e dos ghettos… tranco numa pedra solta no caminho, “poi odjo na caminho” diz me ela, acendo a lanterna do Alcatel, e concentro para subir…
Esta noite aprendo mais um pouco sobre o nosso estado social de rosto humano!
Animo-me, em 2030, seremos desenvolvidos!

Dino