BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sábado, 28 de dezembro de 2019

Publicado por SAFENDEONLINE | 08:22


Texto da intervenção da Presidente da ACAS Edzany Silva na assinatura do protocolo Safende Bairro Smart na integra.

Senhoras e Senhores, ilustres convidados e especiais moradores do Bairro amado, a presença de cada um de vós aqui nos engrandece.
Estou feliz por acolher vos aqui. Sejam Benvindos a Zona Amada.

O bairro que vos acolhe é o 5º bairro mais populoso da Praia com 6.154 pessoas.  58,3% dos seus habitantes são jovens com idade inferior a 25 anos e o segundo o diagnóstico participativo feito ao bairro, a melhor coisa que existe em Safende são as pessoas.

Safende Celebra um marco histórico no processo de intervenção de base comunitária para desenvolvimento. O protocolo ora assinado entre a Associação Comunitária Amigos de Safende e a Fundação Smart City, visa continuar o processo de Djunta mo, em Safende, para um bairro inteligente, capaz de fazer a transformação necessária e almejada.  Uma transformação que teve seu inicio nos anos 70 com com os primeiros moradores que escolheram Txancinha, e hoje é nossa vez de contribuir e deixa lo melhor para os nossos filhos e netos.

Cara Presidente da Fundação Smart City Engenheira Loide Monteiro 

Este é, para nós, um modelo apropriado, de colaboração entre a comunidade organizada que  vêm de um trabalho de décadas para melhorar a vida dos seu moradores através de ações concretas de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.

E uma Organização que vêm trabalhando e apostando na transformação das cidades e bairros Smart que é a  Fundação Smart City.
 Lembramos que o primeiro Contacto ente a FSC e a ACAS aconteceu no âmbito de uma intervenção comunitária a nivel desportivo realizada no bairro amado no mês de junho. Era um evento que pretendia valorizar e incentivar a prática de exercícios físicos no bairro. Para diferenciar e oferecer uma mais valia a comunidade, escolheu se fazer uma feira dos parceiros e instituições com interesse na intervenção comunitária. Entre ela pela primeira vez a Fundação Smart City.
Foi o inicio de uma grande amizade que resultou na parceria e neste acto de assinatura de protocolo que testemunhamos hoje e que nos garante que esta colaboração veio para ficar.




Safende inteligente, passa por um processo de empoderamento das pessoas. Neste processo, as pessoas de Safende estão no centro de toda e qualquer intervenção. Este protocolo é para as pessoas, com as pessoas e através das pessoas – Portanto caro morador da zona amada, ês convocado a arregaçar as mangas para contribuir e assim ser justo participares dos benefícios que esta iniciativa trará ao bairro amado. Um agradecimento ao nosso gestor Ivan que desde o primeiro momento aceitou servir o bairro nesta empreitada.
Este é o ponto de partida de um trabalho exigente de ambas as partes. Aqui nesta cerimónia, enquanto Presidente da ACAS, a primeira na obrigação de servir os moradores peço á todos os safendenses e parceiros presentes para pormos mãos á obra com um objectivo comum de transformar Safende - um Bairro Smart de cidadãos Smart.
Muito obrigado à todos e bem haja.
Viva Safende, Viva smart City e viva as pessoas de Safende.