BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 1 de março de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 23:03


Sendo o primeiro encontro do mês da equipa KazaDamizadi team serviu tambem para se fazer um balanço do mes de fevereiro. Estamos na presença de uma Kazadamizadi a crescer e um dinamismo comunitário muito vivo e com margem ainda para melhorar e aumentar inclusão dos Safendenses como protagonistas do desenvolvimnento do proprio bairro.

Este mês de feveiro que pegou embalagem do janeiro em que celebramos o primeiro aniversário da abertura da KazaDamizadi, o espaço hoje de excelencia na intervenção comunitária em Safende, que coloca Safende e os moradores na linha da frente.

Participamos activamente no Conselho de Governança Comunitária dando sequencia a questão crucial de segurança. Foi publicado comunicado apelando a população engajamento para vencer a situação que vem exigindo grandes sacrificios comunitários incluido perda de vida.

Acompanhamos os trabalhamos que irão conduzir a implementação da Linha 15, que vai ligar Alto Safende ao centro da cidade e contribuir para mais acessbilidade aos moradores.

 Registamos de perto um intenso trabalho dos agentes comunitários na remoção dos escombros, levantamento dos locais no bairro sem ou com pouca iluminação pública alem de situação dos pardieiros.

Demos passos para activar antigas parcerias com o bairro nomeadamente com o ICCA, a CCAD e a União Europeia com foco na comunidade organizada na ACAS, garante de que as oportunidades e os recursos mobiliados alcançarão necessáriamente os e mais Safendenses.

Acompanhamos a realização do Mundialito no nosso campo relvado um bem e equipamento público que cabe a comunidade organizada zelar pelo seu bom funcionamento e utilidade colectiva.

Em parceria estreita com o Centro de Saude de Ponta Agua a população foi alvo de sessoes sobre hogiene oral com dentista bem como alimentação saudável com nutricionista.

Foi realizada a I edição da semana de negócios de Rua – Safende Street Business com compromisso de potencializar os ganhos obtidos com vista a construção de mais parcerias, reconhecimento e colaboração entre os empreendedores do bairro, uma participação fiel e entusiasmada.

A segurança continua a ser uma preocupação com registo de assaltos com recurso a violencia e infelizmente conhecemos mais uma vitima mortal.

Durante fevereiro foi disponibilizado numa parceria ACAS CVT net plus a nossa escola EBO facilidade que vai ser durante 12 meses.

Deu-se inicio a preparação da instalação artistica Esperança e Paz que vai ser em Alto Safende.

No acompanhamento escolar as coisas veem melhorando com a chegada do professor António e dinamismo continuo da Edmeia e outros voluntarios e estagiários na KazaDamizadi. Foi tambem menionado encontro com técnicos assistente social e sociologo afecto ao espaço aberto que visitam a kazadamizadi semanalmente que se considerou de mutuo crescimento e impacto. Persiste todavia o bloqueio pouco compreensivel do espaço aberto a disponibilização da viatura comunitária para pequenos passeios semanais das crianças para actividades extras e de relaxamento. Apesar disso as crianças foram contempladas por outros meios com visita a exposição municipal no parque 5 de julho Casa Padja o que revelou de muita alegria e impacto nas crianças.

Foi acertado passos para dinamização da biblioteca comunitária com suporte da Biblioteca do Centro Cultural Brasil e Cabo Verde. Prosseguem os esforços para mobilização de livros em portugal o que vai transformar a nossa biblioteca provavelmente na maior biblioteca comunitária do país.

Demos sequencia ao encaminhamento a criança adolescente do bairro para serviços de saude e foi possivel internamento que acompanhamos de perto com familia.

Facilitamos acesso aos jovens para inscreverem se em cursos profisionais a serem ministradas pelo IEFP nomeadamente Canalização e electricidade.

A KazaDamizadi serviu para os técnicos da Camara fazerem registo dos moradores no Cadastro Social Unico.

Acolhemos para um ecperiencia de 15 dias o jovem Jason de Alto Bomba, São Vicente do projecto Outros Bairros com a finalidade de observar e apropriar dos esforços e processos comunitários e ver como que Safende oragnizadamente consegue resistir e vencer o desafio de devolver a comunidade a responsabilidade e a oportunidade de dar continuidade as intervenções de empoderamento local no bairro. 

Terminamos o mês com a tradicional saída comunitária e desta vez foi visita ao museu da resistencia, Tarrafal com uma presença de 81 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos, enquadrada no sonho do museu comunitário em Safende.

Graças a alta capacidade negocial e intenso trabalho de terreno a comunidade organizada na ACAS sente-se em Safende um bairro com moradores cada vez melhor posicionados para influenciar decisoes qure afectam a vida comunitaria, em defesa dos interesses e necessidades da colectivividade como dizem as praticas mais avançadas do desenvolvimento comunitario... parceiros vem sim mas como parceiros e são importantes mas não substituem não devem ousar fazer a vez da comunidade e submetem se a vontade comunitaria e nao o contrario. É a ordem natural das coisas... nada por nós sem nós! Não somos definitivamente beneficiários, somos actores do desenvolvimento no e do nosso bairro. E será cada vez mais assim mesmo.

Para este mês de março a KazaDamizadi vai continuar com o dinamismo e sentido de serviço comunitário que nos caracteriza como a emanação da vontade e cultura comunitária Safendense.

Lembre-se que a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), nasceu por vontade dos moradores e é aberta a todos os moradores do bairro de Safende. Vem trabalhando incansavelmente para o desenvolvimento do bairro procurando melhores condições de vida dos moradores a nível económico, profissional e desenvolvendo a educação e desde janeiro de 2020 vem actuando a partir da sua sede #kazaDamizadi, na emblemática Rua D´obra.

Redacção SO