BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 17 de março de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 20:38


 

 A comunidade católica de São José desde 2014 que celebra anualmente a festa do seu santo padroeiro. Este ano a missa no dia 19, será às 17h, em Alto Safende, presidida pelo Cardeal e bispo da diocese de Santiago.

Depois de no ano passado ser suspensa por causa da situação da pandemia para este ano os fieis católicos acolhem com alegria este dia que também junta a alegria deste ser um ano dedicado a São José. De acordo com a Carta Apostólica Patris Corde “Coração de Pai”, 

O Papa Francisco lembra que o Evangelho dá a José o título de justo (Mt 1,19), termo raríssimo e concedido a pouquíssimos personagens na Sagrada Escritura. Justamente porque equivale a palavra santo que, no Antigo Testamento, é um atributo reservado somente a Deus (Ecle 7,20). Isso revela muito sobre a integridade, os valores e a santidade de vida de José. Era um homem fiel a Lei, observador dos mandamentos e preceitos da Torah. Por isso, com sua obediência a Deus, escuta a voz do anjo e não teme em aceitar Maria como esposa e assumir o Filho de Deus como seu próprio filho.

Na carta o pontífice ensina que que a vida de São José e de Maria não seria nada fácil. Teriam de enfrentar as dificuldades das mais diversas. Eram pobres. O termo que conceitua a profissão de José em grego é tekton que não significa simplesmente carpinteiro, mas aquele que constrói, uma espécie de artesão. José, na verdade era um artista. Ganhava pouco e, como muitos pais de família, viveu a angústia de não poder dar conforto e segurança aos seus. Esta tristeza José sentiu na pele, principalmente quando viu sua esposa dando à luz em lugar paupérrimo, no frio e na miséria. Sabemos que as dificuldades de José não terminaram na gruta de Belém. Imediatamente após o nascimento de Jesus, obedeceu ao anjo e conduziu sua família ao Egito para proteger o recém-nascido das ambições perversas de Herodes. Assim, tornaram-se migrantes. Podemos imaginar o pobre José, buscando um emprego, tentando oferecer o mínimo para sua família nas terras estrangeiras do Egito.

Redacção SO