BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Publicado por SAFENDEONLINE | 10:57
Workshop de sexta-feira foi mesmo interessante!


Para alem de dinâmicas e quebra-gelo e que estimulavam a partilha, a reflexão, a criação, a improvisação tudo num ritmo tão ancestral quanto o pulsar do coração; para alem de uma fascinante digressão nas origem do rap e do hip hop, utilizando imagens e musicas marcantes ao longo desta trajectória; para alem de uma infelizmente breve (por causa do pouco tempo) apresentação dos interessantes trabalhos feitos e a serem feito por  estes dois homens\activistas sociais\rappers\MCs \etc.; e de um debate final na escuridão (a Electra tentou estragar a nossa actividade, mas Safende soube dar volta aos constrangimentos, MAIS UMA VEZ! Obrigado a quem emprestou o gerador e as extensões e aos jovens que montaram a improvisada rede eléctrica e conexão a internet!!!). 

Dizia eu, para alem de tudo isso, a parte que mais me fascinou foi a apresentação das características de um MC ou Mestre de Cerimónia...porque nunca podia imaginar que Nha Nacia Gomi era um grande MC!!!
De facto ontem percebi que um MC deve ter algumas características que não necessariamente são ligadas exclusivamente a um rapper:
  • 1.       Um MC é um indivíduo que lida com o contexto no presente...ele improvisa no momento, com a cena que vive, participando e exaltando as energias dos participantes ao evento;
  • 2.       Um MC quando fala, escolhe as palavras certas, porque ele é consciente que as palavras veiculam som e mensagem;
  • 3.        Também ele é ciente das responsabilidades que carrega enquanto MC, e por isso cuida das mensagens que expressa através das palavras;
  • 4.       Um MC não é um chefe, mas sim um líder: o “poder” dele não é garantido por posição hierárquica, nem por imposição, mas é conquistado perante acções e atitudes no quotidiano.


Estes são alguns dos aspectos/características do perfil de um líder e estas peculiaridades eu reconheci com um certo grau de desenvolvimento em pelo menos uma pessoa no bairro...e de uma forma ainda embrionária em outras. Precisamos desenvolver tais aspectos para trabalhar a nossa pessoa, os nossos amigos e vizinhos e o território onde vivemos!

Reconheci no LBC e no Chullage esta capacidade de serem MC, porque souberam utilizar as energias do grupo no momento e colocaram os participantes a reflectir, deixando mensagens positivas e criticas...infelizmente não conseguimos “amará-los” com futuras colaborações, mas sentimos que esta possibilidade existe e iremos trabalhar para segura-la em futuro.

Em fim também sinto o dever de agradecer ao Jorge da RCV+ porque nos deu muitas informações sobre hip hop nos workshop/encontros que acontecem semanalmente no centro desde Setembro, mensagens que foram fortalecidas nesta actividade.  

Iaco