BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Publicado por SAFENDEONLINE | 18:25

Barradas


Ami ntá bebi só fim de semana…, bebida é só pa relaxa”
Essas são as respostas de muitos jovens ao serem abordados pelo motivo da bebedeira excessiva, porém tal hábito é preocupante na sociedade Caboverdeana. É cada vez mais normal sair ao fim de semana ou sair à noite para se notar muitos jovens homens e mulheres embriagado ou com copo de cerveja a beber como se fosse água principalmente nos festivais como Gamboa ou actividades realizadas nas zonas. No entanto, as bebidas alcoólicas acham-se disponíveis com facilidade na maioria dos lugares como bares restaurantes festa e festivais e continuarão a estar devido a propagando.

A palavra doença é conotada como “distúrbio na função ou na estrutura de qualquer órgão ou parte do corpo, possuindo certos sintomas reconhecíveis”. Será que o alcoolismo se encaixa nessa definição? Segundo a Associação Médica Norte-americana, a Organização Mundial de Saúde e muitas outras entidades médicas e governamentais, o alcoolismo é uma doença caracterizado pelo consume exagerado de bebidas alcoólicas em que provoca um “distúrbio no organismo dum alcoólatra de que modo que causa morte lentamente, porém o alcoolismo não é um problema estritamente orgânico o alcoólatra é também afectado psicológica (perda da memória, depressão), emocional (comportamento agressivo) e espiritualmente.  

 Os médicos dizem que o álcool é uma substância depressora que afecta o cérebro, actuando sobre o sistema nervoso central. O uso perigoso, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde, é “o consumo regular de álcool que traz consigo o risco de consequências prejudiciais”, físicas, mentais ou sociais, o custo financeiro para a sociedade é assustador quando se calculam os gastos com saúde, seguros, perda da produtividade por causa de acidente, doença ou morte prematura não é difícil perceber as consequências do mau uso do álcool para a sociedade.

São várias as causas apontado para o consume abusivo de álcool e por sua vez fazendo aumentar o índice de alcoolismo no mundo, na tentativa de encontrar um tratamento contra o alcoolismo, os cientistas têm se esforçado para entender o papel dos genes na origem e seu desenvolvimento da doença. Os cientistas descobriram vários genes que, aparentemente, influenciam a reacção das pessoas ao álcool, entretanto, factores genéticos não são os únicos que influenciam no alcoolismo, existe outros factores como emocionais muitos se tornam bebedores compulsórios (incapazes de controlar seu hábito de beber) ao recorrem ao álcool para suprir uma necessidade emocional, porém é uma fonte errada de consolo, coragem, companheirismo ou fuga dos problemas da vida.