BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sábado, 12 de maio de 2012

Publicado por Bernardino Gonçalves | 16:55
Safende e Calabaceira são duas zonas situadas a norte da cidade da Praia, cruzadas por ribeiras e montanhas!

Sempre houve dependência e relações entre os moradores das duas comunidades, permitindo infra-estruturas, tais como chafariz, escola ou campo.

Hoje existe essa mesma partilha, porque vários moradores de Calabaceira vêm a Safende em busca de água e muitos jovens utilizam e beneficiam do serviço espaço aberto safende

Construiram-se murros na ribeira que passa entre os dois bairros. Seria desejavel que fosse erguida uma ponte entre Safende e Calabaceira, pois a união foi o que sempre caracterizou as duas comunidades irmãs

Saímos a rua, para conversar com pessoas dos dois bairros.

Ermelinda Teixeira, moradora em Calabaceira:
"Enfrento muitas dificuldades para cruzar de um lado para o outro, fica mais complicado ainda quando vou à procura de água ou quando tenho de ir para utilizar internet ou fazer cópias. No tempo das chuvas fica impossível."

José Barreto, morador em Safende:
"Para mim é bom porque facilitaria a passagem dos moradores, crianças e também com a chegada de chuva torna difícil a travessia entre essas localidades."





José Mendes, morador Calabaceira:
"Seria bom uma ponte entre esses dois bairros, pois por vezes as pessoas vêm do interior com cargas e é difícil transportar. Existe ainda o risco com a segurança física das pessoas pois dentro da ribeira não é iluminada podem ser assaltadas."

Walter Gonçalves, morador em Safende:
"Penso que é uma boa ideia construir uma ponte entre os dois bairros pois pode contribuir para travessia mais segura das pessoas e confortável pois dentro das ribeiras há muitas vezes pedras ou outras coisas."

Foto: Helder, Paulo, Lau, Evandro
Texto: Walter, Da Luz, Dino

OBS:

Este trabalho foi realizado no âmbito da  oficina de criação do jornal online de Safende, dentro do projecto "Culturamóvel. Diálogos Culturais Através das TIC" .