BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 27 de março de 2019

Publicado por SAFENDEONLINE | 16:52

A primeira sessão de capacitação destinada as mães comunitárias realiza- se no dia 21/22 de Março pelas 16 horas na Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), Espaço Aberto. Este encontro tem como objectivo capacitar mães que possam ser a instância alargada de protecção, prevenção e orientação para as crianças, adolescentes e jovens no espaço comunitário, e não só, com também proporcionar sabedoria africana com lema “é preciso uma aldeia toda para educar uma criança”.
 “Reconheço muitas habilidades e predisposição destas mulheres que muitas vezes seguindo o instinto natural de mães desempenham um papel fundamental no controle social na vizinhança bem como de orientação – verdadeiras mães comunitárias, que potenciam o seu tempo em favor da comunidade e se preparando para crescimento pessoal e atento a oportunidade de também ser reconhecido e remunerado” Afirma Bernardino Fernandes.
O bairro Amado conta com o número significativo de mulheres ligeiramente superior ao dos homens (50,7% contra 49,3), e o seu peso é maior na faixa etária a partir dos 40 anos.
O desemprego, e a inactividade de uma grande parte de mulheres e jovens dificultam a sobrevivência de muitas famílias, e colocaas numa situação de vulnerabilidade e de exclusão social e é neste sentido que a Associação Comunitária Amigos de Safende organiza essa formação comunitárias destinadas as mães.