BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 10:12

Muito tem se especulado a respeito da educação, porém poucos pessoas preocupam em mostrar o seu verdadeiro significado, ou seja, as suas contribuições em termos do desenvolvimento da sociedade que vai muito além do ato de saber\conhecer.

A educação é algo que se aprende em casa, contudo é reforçada na escola, embora hoje seja difícil porque vivemos em uma sociedade onde é necessário trabalhar para sustentar a família, no entanto há uma falta de tempo para a convivência familiar e o diálogo é escaço e, isto faz com que as crianças passam maior parte do seu tempo na internet e dominam com facilidade as tecnologias.

A era da internet trouxe um grande desafio no processo da educação, uma vez que, os educandos têm que usar vários métodos para educar, isto porque os filhos recebem uma outra educação na internet através de postes de vídeos, imagens, áudios e entre outros que eles assistem. As crianças nesta fase não têm a capacidade de discernir o que pode ou não interferir no seu caracter, portanto elas devem ter o acompanhamento dos pais para filtrar aquilo que contraria a realidade prejudicando a educação e não só como têm que se impor um limite em não deixar que os filhos passem horas e horas sentados a frente de um ecrã do telemóvel ou de uma tela de televisão. A consequência do uso excessivo da internet por parte das crianças, acabou por fazer desaparecer as brincadeiras infantis como (policia e ladrão, futebol, brincadeiras as escondidas…) e a principal de todas é o momento de contar historias, onde se encontrava a família inteira e vizinhança ao pé do avô ou uma pessoa mais velha e com uma elevada experiência de vida, sentados para apreciar, aprender a historia para depois fazer o mesmo.
Ainda assim, a comunicação entre pais e filhos é essencial, portanto   os pais devem ter uma atitude, postura e um perfil correto a fim de conseguirem estabelecer um diálogo mais efectivo e dinâmico.

¨A educação é a chave que abre todas as portas¨, é um ditado que muitos ouvem, no entanto poucos entendem, isto é, muitos aprendem na teoria e poucos colocam em prática. Antigamente os pais eram o modelo, referencia para os filhos, no entanto, hoje muitos dos pais sofrem maltratos pelos mesmos.
Hoje o nível de criminalidade anda a aumentar dia após dia, principalmente as de homicídios o que leva as autoridades a tomarem medidas drásticas e evidentemente os jovens não culpabilizam a eles mesmo mais sim os pais (que não souberam educa-los) e a pobreza (que é por falta de dinheiro que matam e roubam).

A educação é um alicerce muito importante no processo de desenvolvimento de qualquer país. Pode-se dizer que o sistema educativo interessa a maior parte da população, no entanto, devido a situação da pandemia (Covd19) em Cabo Verde ás aulas estão paralisadas desde o dia 20 de março, o Ministério de Educação afirma que haverá aulas assistidas na televisão ou através das outras de tecnologias (tele-ensino/ tele-escola que é quando um profissional exerce a sua função a distância, fora do lugar apropriado, neste caso o professor fora do recinto escolar). Francisco Carvalho em seu artigo publicado no dia 07 de abril ele pergunta: ”agora, como fica este ano letivo? “.
Francisco Carvalho avança que, devido a um inquérito Multiobjectivo Contínuo (IMC) referente a 2018, que tem vindo a ser realizada pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INE), demostra que apenas 37% das famílias têm um computador em casa, seja um computador de mesa (desktop), um portátil (laptop) ou um tablete/Ipad e que na totalidade 63% do cabo-verdeanos encontra-se sem o mesmo. Acrescenta ainda que nas zonas rurais 83% das famílias não têm nenhuma dessas tecnologias em casa, reforça que em cada sem 100 casas 83 não possuem o mesmo.

“A educação não transforma o mundo.
A educação muda pessoas.
Pessoas mudam o mundo”.
Paulo Freire
Décadas atrás os homens tinham a ideia que quem deveria ser educado nas escolas eram pessoas do sexo masculino e as mulheres deveriam manter-se em casa a fazer trabalhos domésticos, a tal definição era sustentada com base no machismo. Mas hoje a educação é uma das áreas que tem tido muita aderência de pessoas, tornando-a cada vez mais importante