BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 06:19



O bairro de Safende na cidade da Praia ganha a partir desta sexta-feira dia 31 de Janeiro, mais um espaço de intervenção comunitária com objetivo de buscar a emancipação e potencialização e desenvolvimento pessoal e social dos moradores. Trata-se do projecto “KazaDamizadi” localizado no espaço da Empa Montero e desenvolvido pela Associação Comunitária Amigos de Safende, ACAS, onde se propõe a vivência da cultura comunitária Safendense – que é a cultura de um bairro amado.

A Associação Comunitária Amigos de Safende - ACAS, criada em 2015, vem trabalhando incansavelmente em prol do desenvolvimento do bairro procurando melhores condições de vida dos moradores a nível económico, profissional e académico. O projecto “KazaDamizade” é fruto de mais um trabalho desta associação.

Apesar de já ter recebido as primeiras crianças, o projecto “KazaDamizadi” será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 31 de janeiro. A iniciativa do projecto passa pelo reforço da inclusão escolar em parceria com a escola EBI e outros interessados e uma biblioteca comunitária. A KazaDamizadi deverá funcionar como uma ponte entre as pessoas e as oportunidades, no acolhimento de ideias de pessoas interessadas em solucionar problemas individuais preferencialmente através de soluções comuns.

Em entrevista ao Santo Antão News, a presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende, ACAS, Elisangela Silva, “Edzany” explicou que a abertura da “Kazadamizadi” enquanto uma iniciativa genuinamente comunitária nasce do empenho de pessoas de Safende, dá protagonismo aos jovens e profissionais do bairro e desafia a todos a um nível superior de engajamento e serviço em favor do bairro.
O propósito deste projeto é criar e manter um espaço de discussões democráticas, de identificação de demandas, trabalhando em conjunto em prol da comunidade e alternativas cooperativas, aberta aos parceiros nacionais e internacionais, buscando a emancipação dos associados e potencializando o desenvolvimento pessoal e social dos moradores. A KazaDamizadi será de facto a casa da amizade em que qualquer um será bem acolhido com a amizade que caracteriza o nosso ser Safendense. Vamos funcionar ao ritmo da comunidade, garante a presidente.

A presidente desafia a comunidade assumir o seu destino pois Safende tem moradores, jovens e quadros qualificados e capazes de liderar a intervenção de base comunitária. “ Temos capacidade e redes de contactos capazes de responder as demandas dos moradores baseando no princípio de que todos tem alguma força e a partir desta força a KazaDamizade vai com os moradores activar as soluções.
Edzany Silva adiantou ainda que a actividade fundamental da “KazaDamizadi” é contribuir para alertar cada pessoa do bairro que o desenvolvimento comunitário é um estaleiro que conta com mãos e cabeças de todos.
A responsável defendendo que “ninguém deve nos ver como local para ir tomar algo. Seremos sim um facilitador das ideias e ponte entre a atitude e os resultados que podemos alcançar se trabalharmos com  pensamento de comunidade”.
O bairro de Safende na cidade da Praia continua sendo a zona mais falada da cidade da Praia, pois tem atingido um nível de desenvolvimento comunitário nunca visto. O processo de desenvolvimento e organização urbana, comunitária, trouxe o bairro para a boca do mundo.
Hoje sim, Safende é um bairro com uma história e experiência acumuladas de intervenção comunitária que é acarinhada  e respeitada por muitos, pela coisas positivas que ali vem surgindo a nível da educação, do empoderamento dos jovens e não só, dos jovens quadros e das suas gentes que lutam diariamente de forma honesta para ganhar o dia-a-dia, seja na venda do pão, da sopa, do peixe, dos vestuários e do comercio em geral.