BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

domingo, 9 de agosto de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 15:00

Um workshop sobre “Filmar com Telemóvel” teve início neste sábado, 08 de agosto, fruto de uma parceria entre a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) e a Associação Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), realizada na Casa D’Amizade, em Safende.

A formação ministrada pelo Vice-presidente da ACACV, Júlio Silvão Tavares, tem por objetivo a capacitação dos jovens do bairro amado para adquirirem algumas ferramentas de gravação com o próprio telemóvel.

No primeiro dia, foram abordados temáticas como: o processo e as fases de uma gravação, as ferramentas necessárias para a realização de um filme, os planos e o enquadramento da imagem e os formandos criaram ainda grupos para a produção de três filmes sobre o bairro mais amado da capital do país – Safende.

Miguel Mendes, um jovem residente em Alto Safende, esta na fase final do curso de licenciatura em Multimédia e decidiu fazer a formação “Filmar com Telemóvel” para aprofundar os seus conhecimentos na área. 

O mesmo assegura que, neste workshop, aprendeu várias coisas novas e teve a oportunidade de rever algumas que já estudou durante o curso.

“No primeiro dia, o que me marcou mais foi a possibilidade de escolhermos um tema para a realização de um filme, em grupo, sobre a realidade do nosso bairro” afirma Miguel Mendes.

Este jovem diz que, junto ao seu grupo de gravação, querem mostrar a importância da linha 15, autocarro da Solatlântico que será colocada para os moradores de Alto Safende e não só.


Por outro lado, Leicibel Sanches, uma jovem que já está no mundo laboral, chegou por curiosidade ao workshop através da página do Facebook do Bairro Amado.

“Tem sido uma formação de extrema importância porque temos aprendido como posicionar o nosso telemóvel e vimos que com isso é possível filmar várias coisas que contribuem para o desenvolvimento do nosso bairro e eu quero ajudar em tudo que for necessário para tal” declara Leicibel Sanches.

A próxima sessão do workshop terá lugar no dia 15, na sede da ACACV, onde serão abordadas as técnicas da edição de um vídeo no Adobe Première e procedera-se a edição propriamente dita das gravações feitas.

No mesmo dia será realizado o encerramento do workshop “Filmar com Telemóvel” onde os formandos apresentarão os seus filmes sobre Safende e receberão os referidos certificados de participação.