BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 16:34

 


KazaDamizade comemora o seu primeiro aniversário no próximo domingo, 31. A  ACAS (Associação Comunitária Amigos de Safende) desde janeiro de 2020 vem atuando a partir da sua sede kazaDamizadi, na emblemática Rua D’Obra, ao lado da capela de Santa Teresinha em Safende.

 



Atualmente, o bairro de Safende apesar de manter com seus problemas sociais, económicos, é considerado um bairro de referencia, antes visto como um bairro problemático. 

De acordo com a coordenadora do espaço KasaDamizade Larinha Alves, enfatiza que o espaço é de um senhor de nome Monteiro. Sustentando que o espaço foi feito a mais de 30 anos, e os jovens de Safende é que lhe atribuíram o nome de “Empa Monteiro”.

A mesma responsável frisa “Era um lugar abandonado, algumas pessoas utilizavam como casa banho, depois de algum tempo, jovens reabilitaram para transformar em um espaço para treino. No ano de 2019 tínhamos necessidade de ter um espaço para fazer colónia férias com crianças de bairro, então a população se juntou para limpar e pintar para que o espaço tivesse melhores condições, feito isso nesse mesmo ano a nossa colonia de ferias acolheu mais de 100 crianças. 31 de janeiro de 2020 foi oficialmente aberto a KasaDamizade como um espaço social”.

 

A moradora do bairro Carina Alves, frisa que a KazaDamizade é um bom lugar, onde os jovens beneficiam de varias formações. A mesma considera que o lugar tem uma equipa simpática e humilde.

Já a Evinilden Marques, reside em São Salvador do Mundo, no entanto garante sentir se do bairro como ninguém. “A kazaDamizade entrou na minha vida de uma forma extraordinária, fui convidada a conhecer o espaço pela coordenadora (Larinha), onde fui bem-recebida por todos até agora, mesmo não sendo de Safende.


Recorde-se que a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) criada em 2015, com sua sede na KazaDamizade desde 2020, nasceu por vontade dos moradores e é aberta a todos os moradores do bairro de Safende. Vem trabalhando incansavelmente para o desenvolvimento do bairro procurando melhores condições de vida dos moradores a nível económico, profissional e desenvolvendo a educação.

De referir que, para celebrar o 1º aniversario da Kaza, a ACAS organiza inúmeras atividades nos dias 28,29 e 30 deste mês envolvendo crianças, adultos, jovens, tanto do bairro como não só.


                                                                      EMarlize Borges