BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 13 de março de 2013

Publicado por SAFENDEONLINE | 09:19
Samilo Moreira, Caboverdeano a viver e, Portugal, conhecido por suas opiniões fortes no grupo O púlpito foi buscar uma entrevista do Paulino Vieira em que o genio protesta contra a falsificação da musica Cabo Verdeana e no dizer de Samilo “até o RAP é premiado como Musica de Cabo-verde” referindo se ao premiado Batchart pelo CVMA 2013.

Quem logo gostou e comentou a opinião foi o “non grata” entre os Rappers, Kaka Barbosa e que trazendo a tona o burburin criado no ano passado ao ter apelidado de xuinga ou papel higiénico o género musical em apreço, lançou: “Essa falsificação que ele disse esta no conceito de musica xuinga que eu disse, descartável, para consumir e deitar fora. Não mudo uma virgula e nem retiro o meu conceito de música, obra, expressão da alma crioula. Os meus críticos não me impressionam com as suas "macaquices" gestuais e ritmicos..” É que ao fazer intervenção logo apos a nomeação o jovem teria dedicado o premio ao Senhor de barba branca e que usa boina, entendendo todos que se tratava de Kaka Barbosa.

Entendimento outro é defendido por Jose Ricardo Livramento que diz “Como povo nos apelidamos de Crioulos , de original temos pouco , somos influências misturadas. O rap não tem nada de mal pelo contrário deu voz a quem não tinha voz , hoje tal como outros géneros musicais teve a sua influência comercial e se calhar afastou-se das suas raízes , mas a isso se chama evolução. Gosto de toda a música Cabo Verdiana , sejam mornas , coladeiras , funana , rap, rock , hip hop etc . Dependendo da música claro. Posso gostar de um rap e não gostar de uma morna , e vice-versa. Muita gente precisa de abrir os seus horizontes e ser mais liberal , aceitar a diferença e respeitar os outros. Podem defender o que consideram música "original" de Cabo Verde , sem atacar os outros géneros musicais. A isso se chama tolerância , ao que parece falta a muita gente , independentemente da idade.

Um jovem Rapper que conversou connosco defendeu que "muitas pessoas ainda não percebem bem e confundem por isso acha que os MCs tem dever de apoiar intervenções que ajudem pessoas a conhecerem melhor esta cultura que sempre existiu e continuará a existir".

Lembra Beto Dias com a sua poesia “nuuuu, nu vive mas unido”…