Este post encerra
o especial V aniversário do EAS. Para isso fomos ao Diagnóstico Participativo
ao bairro elaborado no ano de 2012.
A intervenção do centro no bairro pode‐se
dividir em quatro vertentes principais:
1. Vertente
educativa através dos serviços de Jardim e de Apoio Escolar. Estes serviços
incluem um
apoio diário a
dieta alimentar das crianças; encontro com os pais para promoção de educação e
saúde;
Formação dos
professores dos alunos do apoio escolar.
2. Vertente de
apoio psico‐social através de serviços de apoio psicológico onde um
profissional da área trabalha ligado as crianças no sentido de desenvolver e
melhorar as competências psico‐sociais através de jogos pedagógicos. Nesta
vertente trabalha também um assistente social que seleciona os beneficiários do
centro; também presta serviços de apoio social para a comunidade,
principalmente através de encaminhamentos de casos as instituições parceiras ou
de direito.
3. Vertente de
inserção sócio‐profissional tenciona fornecer competência e ferramentas para os
jovens
ter mais
facilidades de inserção no mundo laboral. Concretamente o centro proporciona
formações em
diversos âmbitos,
as mais continuas são: informática, artesanato, inglês, culinária, bijutaira.
Ao mesmo
tempo nesta
vertente trabalham apsecto ligados a informação e sensibilização sobre droga,
álcool e
violência.
4. A vertente
lúdica se articula em varias actividades semi‐estruturadas: no centro temos uma
mediateca, gerida
por voluntários; existem actividades desportivas ativadas por voluntários:
karate, aeróbica,
boxe, dança hip hop; ainda existe espaço para lazer no terraço com jogos de
mesas e
televisão. Em fim
nesta vertente o centro apóia a dinamizar um programa musical nos espaços
públicos
no bairro “NOS
SITUASOM”, programa que promove o rap consciente e os artistas locais.