BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Publicado por SAFENDEONLINE | 22:11

 Safende recebe o Presidente de Assembleia Nacional
Jovens de safende demonstram a realidade do bairro e da cidade



O presidente de Assembleia Basílio Ramos encontrou com jovens de Safende, no Espaço aberto na segunda-feira dia 23 de dezembro, pouco depois das 11 horas, com o objetivo de ouvir o que os jovens tem a dizer sobre a realidade do bairro, enquadrado na visita que realizou por esta quadra festiva.
O Presidente da Assembleia na sua intervenção, explanou o que seria o fio condutor da pequena intervenção. Ele disse, “é possível cada um de nós dar um pouco mais de nós mesmos para apoiar os que mais necessitam” e que Cabo Verde pede, “mais amor e mais iniciativas como o do espaço aberto Safende”. Lembrou ainda que a classe que dirige hoje o país veio maioritariamente de famílias pobres. A intervenção era curta, pois, queria mais ouvir do que falar.
Assim os jovens intervieram reflectindo e ou colocando questões que afligem e forma a realidade do bairro e não só. De destacar:
·       O que o Sr. pensa fazer para ajudar os deputados em 2014 a irem aos círculos eleitorais ouvirem as pessoas e não serem apenas caixa-de-ressonância dos seus partidos?
·       Proponho que dêem mais importância as periferias que crescem rápida e desordenadamente e não apenas aos centros, que devem representar também.
·       Gostaríamos também de ter oportunidade de conversar com os deputados e que seja nós a falar e os deputados a ouvirem!
·       Fraqueza da reinserção social…
·       O país precisa saber aproveitar as competências não diplomados oficialmente dos jovens!
·       Penso que podiam redistribuir as viagens que fazem para europa e canalizarem para conhecer melhor a realidade das várias comunidades;
·       Há desespero e frustração dos jovens que terminam 12º e não podem continuar e não tem acesso a emprego…
·       Fico triste quando os deputados pedem palavra e na hora prescindem…porque?
·       Os diplomados de formação profissional ou superior que ficam no desemprego…
·       Crianças fora do sistema pois sistema educativo exclui…
·       Falta de controlo e fiscalização pois crianças tem acesso a álcool e droga fácilmente…
·       Muitas famílias a viverem em desemprego e sub emprego
·       Violência verbal dos deputados e mesmo desordem no parlamento deixa nos na condição de não representados…
·       Formação profissional deve ser opção e não alternativa como vem sendo para pessoas pobres e que no podem custear ensino superior.
E os jovens realçaram que os deputados só apareçam no tempo da campanha. E o Presidente teve sentido de humor dizendo “ ainda ben quin ben na natal”, que proporcionou um momento de risada..
Os jovens ainda mostraram a necessidade de mais diálogo entre dirigentes/políticos e a sociedade para promover o conhecimento mútuo!
Com tudo isso, o presidente desafiou Safende a líderar iniciativa para aproximar sociedade cívil do parlamento, que pode começar com uma visita guiada ao parlamento. Houve quem sugeriu um parlamento juvenil.
Deputada da situação presente teve de ser interrompida por 3 vezes para ser “corrigida” sobre o número de deputados efectivos do círculo Santiago Sul ser 19 pois, ela insistia  que os deputados pelo círculo da Santiago Sul eram 11 (contando apenas os da sua ala). Mas o Presidente teve de intervir, corrigindo serem 19 os deputados eleitos, e para lembrar que a visita era em nome da Assembleia Nacional e não da ala, como parecia embalamento da deputada frenética a considerar “confusão nossa” a “confusão dela”.
Basílio Ramos (BR), se mostrou satisfeito com este encontro: “Sinto me contente, pois é sempre bom ter oportunidade de encontrar jovens que tem seus problemas do dia-a-dia do seus bairro. Na qualidade de presidente nem sempre tenho esta oportunidade de ouvir e conversar com pessoas no bairro. O espaço Aberto pareceu me uma realização importante e devíamos fazer esforço para ampliar experiência desta natureza. Com espaço como este contribuímos para melhor integração dos bairros, dos jovens e abrir perspectivas melhor do futuro. Esta conversa um pouco dura pois jovens foram muito frontais. Convidei-os para uma visita e receber -os ei para conversamos muito mais aberto sobre Cabo Verde e os seus bairros. Foi gratificante ter vindo aqui”.
E o mesmo diz que vai levar o recado dos jovens aos deputados.
Este encontro começou com 1 hora de atrazo. E os jovens presente exigiram pedido de desculpa pelo atraso. E o presidente fez  isso, depois da abertura feita pela Directora do Espaço Aberto Adelsia, que moderou a conversa.



Dados: Bernardino Gonçalves
Realização: Cláudia Moreira