BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Publicado por SAFENDEONLINE | 14:09


Comissão de Coordenação de Álcool e outras Drogas (CCAD) e Grupo Esperança Viva (GEV) mostraram preocupados com o consumo de álcool principalmente nas crianças e apontaram mercearias ao pé da escola como um problema. Essa preocupação foi demonstrada no âmbito da assembleia comunitária realizada domingo 24 de Fevereiro na comunidade de Safende, o bairro Amado, sob tema “Famílias livres das drogas comunidade saudável. Prevenção e acompanhamento na família”.

O representante de Comissão de Coordenação de Álcool e outras Drogas (CCAD) António Horta chama atenção da comunidade “se queremos ter uma comunidade maior e melhor ao longo prazo, convém que focalizemos na protecção das crianças.”

No ponto de vista do António, quando temos mercearias muito próximo com venda de bebidas alcoólicas e que não respeita o limite imposto pela câmara municipal devemos denunciar. Em mensagem António realçou que “enquanto sociedade devemos ser polícia municipal, denunciando tudo aquilo que é infracção e que coloca de facto crianças em risco”.

“Enquanto comunidade terapêutica temos um interesse muito grande em envolver família desde primeiro dia do tratamento do seu utente, sem famílias este trabalho acaba por ser um pouco deficitário”, informa António Horta.

De acordo com a informação do representante de CCAD apesar dos danos causados devido ao consumo exagerado famílias tem cooperado na recuperação dos seus doentes.

Por seu lado secretária do Grupo Esperança Viva (GEV) Ana Maria informa que que não é fácil trabalhar com os dependentes porque nem todos aceitam que estão doente  e que o consumo não esta á faze-los bem a saúde.

Ana acrescenta ainda que a presença das famílias nas sessões do GEV é muito importante porque eles são um “coo-dependente”.
Ana Maria disse que “é importante a participação das famílias no GEV para poderem apreender como lidar com os membros da família que é dependente”.
Familiares têm de saber “como lidar com o filho por exemplo, após a sua saída do tratamento” e isso é ensinado no grupo esperança viva.

Por outro lado Isilda Moreno mãe de dois filhos dependente de álcool um deles em tratamento na fazenda esperança diz que Grupo esperança viva faz um trabalho muito “importante”.

Segundo Isilda actualmente já sabe como lidar com uma pessoa sob efeito de álcool ou outras drogas. “ Agora consigo ensinar qualquer pessoa que tem família dependente como agir”.

De acordo com a nossa entrevistada “antes de conhecer o GEV dizia ao meu filho que ele bebia de “abuso” mas agora já sei que ele está doente, trato-lhe com mais carinho e amor”.

Por seu lado Ana secretaria da GEV diz que “álcool tem sido um problema na nossa sociedade já que até as crianças estão a consumir bebida alcoólicas”.

Na visão dela não é correto a venda de bebidas alcoólicas nos arredores da escola por isso defende que “é necessário que entidades competentes comecem por fazer uma vistoria a fim de tomar medidas corretas”.

É de informar que assembleia comunitária foi realizada num ambiente de batuque e músicas com mensagens de sensibilização, para além de testemunhos e mensagens deixado por um adito em recuperação, pelos líderes comunitários e de instituições que lutam pela causa.


CM.