BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Publicado por SAFENDEONLINE | 13:43


Na visão da Presidente de associação comunitária amigos de Safende (ACAS) Edsany Silva “tudo o que é de mal que acontece na comunidade de Safende é derivado ao álcool e droga como por exemplo KasuBode. Temos também muitas crianças nas ruas porque os pais usam álcool e drogas.”

Está visão foi demonstrada no âmbito da assembleia comunitária realizada domingo 24 de Fevereiro sob tema “Famílias livres das drogas comunidade saudável. Prevenção e acompanhamento na família”, com o objectivo de chamar a atenção das famílias e de comunidade sobre os efeitos e consequências do consumo excessivo de álcool e outras drogas.

É de realçar que a ideia de assembleia comunitária partiu de ACAS a fim de recolher informações da população e permitir que a comunidade participe nas tomadas de decisões e nas actividades da referida associação.

Edsany acrescenta ainda, “na comunidade de Safende existe muitas pessoas que utilizam álcool e outras drogas por isso trazemos esse tema para fazer com que famílias e comunidade de Safende conheçam consequências de drogas e álcool. Pretendemos ainda mostrar aos jovens que ACAS esta junto de quem pretende deixar o vício.”

Esta associação mostra disponível para ajudar “os dependentes de álcool e outras drogas a deixar o vício”.
Mercearias com vendas de bebidas alcoólicas ao pé da escola é um dos casos preocupante para ACAS, “mas é o mais difícil de trabalhar porque quiosques e lojas tem documentos e não podemos proibi-los de vender”.

Edzany acrescenta que o trabalho de associação é sensibilizar os comerciantes no sentido de não venderem bebidas alcoólicas aos menores e nem deixa-los “chegar ao pé do quiosque ou estabelecimento”.
Este evento foi uma iniciativa de ACAS em parceria com a Citi Habitat, RCVPA, Jovens pela Paz, GEV, e a campanha menos álcool mais vida.

CM.