BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 31 de março de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 13:21


Cumprindo os trâmites normais, o Governo anuncia que acaba de ser publicado o B.O nº 39, I Série, de 30 de março de 2020, com as medidas adotadas para fazer face aos impactos sociais de combate ao alastramento do Coronavírus/COVID-19. As medidas serão implementadas, a nível central pelo Governo, em concertação com as Câmaras Municipais, parceiros internacionais, em articulação com os serviços desconcentrados do Governo e em parceria com as organizações não governamentais. Todas as operações serão coordenadas pelo Conselho Nacional da Proteção Civil. 

As medidas adotadas são:
                  i.                        Implementação de um Programa de Assistência Alimentar aos grupos mais vulneráveis em termos de segurança alimentar e nutricional - fase 111 do quadro harmonizado. Abrange as famílias, cujo rendimento se situa abaixo do salario mínimo ou sem qualquer fonte de rendimento.  São 22.000 famílias, correspondentes a cerca de 90.000 pessoas. Um investimento de 125 mil contos. 

Também será garantida a segurança alimentar de 30.000 crianças, que frequentam o sistema educativo que pertencem aos agregados mais vulneráveis. Esta medida exige uma logística muito bem organizada e coordenada e tem de chegar a todas as localidades do país.

               ii.                        Implementação do regime de rendimento solidário para trabalhadores por conta própria do setor informal.  O estado compromete em garantir a esses trabalhadores 50 por cento do salário médio mensal. O salário médio é de 20 mil escudos. Esse apoio especial abrange principalmente mulheres que se dedicam ao comercio informal, os vários prestadores de serviços por conta própria (condutores, vendedeiras nos mercados, taxistas, barbeiros, pedreiros, carpinteiros, canalizadores….). Esta medida acarreta um investimento de 300 mil contos e abrange cerca de 30 mil trabalhadores.

             iii.                        Aumento do número de famílias com acesso a Rendimento Social de Inclusão (5.500$ mês) de carater emergencial de 5.212 famílias para 8.000 famílias.  Mais 2.788 famílias.  As prestações serão pagas de maio de 2020 a dezembro de 2021. Custo total de 924 mil contos.

            iv.                        Reforço das ações de cuidados a domicílio destinados a idosos e pessoas dependentes que vivem isolados, com recurso ao recrutamento de profissionais da área social, cuidadores e voluntários, salvaguardando as medidas de segurança pessoal, para garantir assistência, em articulação com os serviços das camaras municipais, da Proteção Civil e de saúde.
Tratam-se de medidas de grande alcance e que irão, certamente, ajudar a amenizar os impactos nesta fase emergencial da luta contra o coronavírus para estes segmentos mais vulneráveis da população.
Na sequência, o Ministério da Família e Inclusão Social aproveita para anunciar que brevemente será divulgada uma Linha Verde para assistir essas famílias enquadradas no referido Rendimento Social de Inclusão Emergencial. Informações irão chegar também através de sms e outros canais.
Mais uma vez, o Governo recorda de que o país está em Estado de emergência e o combate à propagação do Covid-19 obriga à responsabilidade de todos nesta luta comum. Até o dia 17 de abril, fiquem em casa e colaborem com as autoridades.