BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

domingo, 26 de abril de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 09:32


Famílias mais vulneráveis de Safende beneficiaram de assistência alimentar feita até agora em 03 tempos, 08 de abril, 14 de abril e 24 de abril. Foram contempladas mais de 300 famílias em quase toda a geografia do bairro. A Associação comunitária amigos de Safende, desempenhou um papel cada vez mais activa: desde ajuda na identificação dos nomes e nominhos dos chefes de família até a propor lista de familias, depois de assegurar que não haja muita duplicação. É o encontro de duas vontades o realizar do DIREITO da população a protecção social por um lado e por outro lado, o dever da Camara de assistir as famílias que estão e ou caíram na vulnerabilidade com a situação da Covid19. A ACAS cumpriu o seu papel de defender o interesse das famílias de Safende, especialmente das mais pobres. É esta a linha da frente de representação de Safende, existem outras linhas é verdade, mas são do meio e de trás.

A associação comunitária espelha assim o sentimento de mais de 300 famílias de Safende que são gratos a Camara pelos esforços de operacionalização da assistência alimentar em Safende. Tudo isso sem expor as famílias a “vergonha de toma cesta básica” que não é orgulho para ninguém em consciência. Haveria aqui e ali algumas possibilidades de melhoria do serviço, compreende-se também que é um processo inédito em muitas maneiras e que tinha risco de não ser perfeito a partida.

As medidas de protecção social, nomeadamente a assistência alimentar as famílias na nossa cidade, sob a gestão da Camara Municipal da Praia, foram cruciais durante o estado de emergência que ainda vigora. Na verdade a quarentena seria necessariamente uma opção mais dura para famílias vulneráveis e famílias que vivem do informal e do desgadja para o pao de cada dia. Safende tem uma parte significativa de famílias em dificuldades segundo dados do cadastro social único um instrumento que tem por finalidade garantir justiça e transparência no acesso aos beneficios.

Como a representação credível e capacitada de Safende vamos preparando e contando com a parceria da Camara e outras entidades para o pós covid19 meter um stop a esta operação indesejada que é  alto risco de promoção do assistencialismo e que enaltece uns mas rebaixa a população alvo no ciclo da pobreza e coitadismo. Todos deverão ter possibilidade de retomar suas vidas, recriar seus negócios e empregos e não depender de esmolas para viver com dignidade. E para isso focaremos todo o empenho e toda nossa rede de contacto sempre #TudoPaSafende.