BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 12:56

Caros moradores de Safende

Caros amigos e amigas

 O Bairro Amado hoje celebra os seus 50 anos de luta e de resistência para a concretização de um sonho de ser um bairro amigo e acolhedor para todos.

 Esta data é de todos, Safende baxo, Safende Riba, Safende Meio, Fundo Safende e Alto Safende.  Foram 50 anos de lutas e resistência daqueles que acreditaram e ainda acreditam num bairro inclusivo para todos aqueles que quiserem fazer dele um “lugar sabe de sta”.

Neste dia muito importante para o nosso amado bairro, gostaria de dar um bem haja a todos os presentes e um especial parabéns à todos os Safendenses e filhos de Safende, pois a coisa mais importante de Safende são os Safendenses, são as pessoas.

Foram as pessoas humildes do interior da ilha de Santiago, outras ilhas e ainda outras vindas de Angola que começaram a dar cor e vida a este bairro, o bairro mais amado do pais. Pessoas estas, trabalhadoras e honestas que de pedra em pedra construíram as suas casas e suportaram umas as outras na educação dos filhos e das gerações que prosseguiram. 


Nesta oportunidade expresso nossa gratidão imensa para os nossos mais velhos de Safende e  em especial à Vovó Militina, que hoje não está entre nós, mas que deu seu grande contributo para o Bairro. Como Parturiente e como mãe de todos, uma mulher de coração grande que viu Safende nascer e crescer, merece o nosso reconhecimento e estigma. A família aqui representada receba a nossa mensagem de conforto e agradecimento. Esta homenagem, é o mínimo que Safende pode fazer para manter na memória daqueles que conviveram de perto com ela, mas também para as gerações vindouras, para que o nome e a história de Vovó Militina fique perpetuada na memoria de Safende.

Um especial agradecimento à todas as forças vivas da comunidade, que ao longo desses tempos vêm dando o seu contributo na melhoria de qualidade de vida dos moradores através da educação escolar,  princípios e valores, no desporto, no empreendedorismo, na seguranças, na arte, cultura e na espiritualidade.


Gostaria de direcionar as minhas palavras aos jovens de Safende, somos a força e a esperança de um futuro brilhante do nosso amado bairro. Por isso, é depositado sobre nós um esforço e uma responsabilidade maior de fazer, de darmos o melhor de nós para que a transformação aconteça. Somos os agentes da mudança e a mudança é hoje.

Esta data é de comemoração, mas também de reflexão onde cada um de nós é chamando a arregaçar as mangas e darmos o melhor de nos para levar o nosso amado bairro ao próximo porto. Muito trabalho foi e vêm sendo feito. Ações individuais e coletivos para que cada criança cresça num ambiente acolhedor e pacifico.

 A nova realidade da intervenção comunitária em Safende incluindo o contexto incerto e em rápida transformação em Safende impõe inevitavelmente que os atores Safendenses se ajustem. A caminhada do fortalecimento progressivo, esclarecido e competente da animação comunitária estribada na capacitação permanente, ativa e ativante do potencial maior de Safende – as pessoas de Safende – faz nos convictos de que é irreversível a transformação do bairro amado e que serão cada vez maiores as exigências de colaboração e empenho em prol de Safende. Os Safendenses têm sim e vão estar mais cedo ou mais tarde nos locais estratégicos de decisão sobre recursos no bairro e do bairro.

Por isso, por acreditar que o foco são as pessoas, a ACAS vem unindo esforços juntos dos amigos e parceiros para a concretização do sonho de Safende.

Eu, na pessoa de Presidente da ACAS reafirmo meu compromisso aqui a frente de todos, agradeço todos que abraçaram o propósito #TuduPaSafende e que de tudo farei para que as oportunidades não sejam negadas às pessoas de Safende, pois estou convicta que não há desenvolvimento sem oportunidades. Termino lembrando a todos que em abril de 2021 teremos novas eleições comunitárias que conto que novos e mais Safendenses estejam disponíveis para liderar o bairro que nos viu nascer, para mais bem estar e inclusão de todos!

Muito obrigado pela vossa presença.

Viva o Bairro Amado.

Maos a obras Safende

Edzany Silva