BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sábado, 24 de outubro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 11:39

 A presença da ONU em Safende pode se considerar frequente. Desde a presença física dos seus representantes até a recepção em audiência de moradores particularmente os mais jovens e mulheres no joint office. A presença mais frequente foi da Sueca Ulrika que até concedeu uma entrevista exclusiva ao blog SafendeOnline, maior veiculo de comunicação comunitária em Cabo verde com quase dez anos de intervenção escrita. Esta representante residente criou verdadeira empatia com o bairro amado tendo vindo mais do 5 vezes ao bairro destaque para sua vinda por ocasião de uma campanha de vacina sarampo e rubéola. De facto foi durante sua liderança que o bairro beneficiou do projecto inclusão social que infelizmente o bairro não deu plena potencialidade (ainda) a este investimento. 

Por ocasião do IV fórum desenvolvimento local a mesma Sra escolheu vir a Safende auscultar do ponto de vista da comunidade como é que foi a vivencia deste importante acontecimento que trouxe a Cabo Verde, estádio nacional mais de 2 mil participantes e que Safende esteve presente. Este momento serviu de alicerce que depois veio dar lugar ainiciativa cada bairro o seu ODS em que a implementação em Safende, numa realidade liderada por moradores na comunidade organizada associação comunitária amigos de Safende foi possível negociar um orçamento de 438.000$00 integralmente investidos em serviços prestados por moradores sob o principio de que um investimento em Safende deve em primeiro lugar contemplar a economia local fazendo assim justiça ao espirito dos objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que põe tónica nas PESSOAS. 

Foi ainda possível abrir espaço para que jovens do bairro pudesses participar em intercambio internacional em Madrid e nacional na ilha do Sal levando a experiencia e o sonho de Safende bairro mais amado do mundo. O exercício cada bairro o seu ODS que foi facilitado pela ONU em Safende permitiu nos destacar os ODS compromissos do bairro: ODS1&2, ODS4, ODS 8, 11 e 16. Todo a implementação foi antecipada de um diagnostico que mediu o nível de conhecimento dos ODS pelos moradores. Recentemente através Accelerator Lab a ONU contemplou o bairro com 2 lavatórios  pudemos partilhar com o centro de saúde de ponta agua e o outro está ao serviço comunitário na #KazaDamizadi.

Parabens ONU pelos 75 anos. Safende aguarda visita da Sra Ana Graça, na associação comunitária amigos de Safende, #SomosSafende