A preparação para a celebração do dia da Europa em Safende no passado dia 9 de maio significou impacto económico no bairro numa altura em que a maior parte das famílias no bairro ainda sente a redução ou perde rendimentos causados pelos impactos da Covid19.
Efectivamente o processo que demorou quase dois meses contemplou mais de 30 profissionais do bairro maioritariamente jovens desde protocolo no dia do evento, pedreiros e serventes que preparam a parede, negócios do bairro que venderam, profissionais de eventos e pintores, estes que tiveram aproximadamente 21 dias de trabalho remunerado. Quase todos os profissionais foram recrutados pela pratex uma iniciativa empreendedora que nasceu no bairro.
Este resultado confirma que quando se considera a comunidade organizada liderar processos comunitários invariavelmente mais pessoas e serviços da comunidade são contemplados. Ao contrário de que quando se passa a margem das lideranças genuínas comunitárias. Aliás a União Europeia reconheceu que o trabalho feito através da associação comunitária é de longe mais impactante imediatamente e a longo prazo na comunidade.
A realização desta iniciativa simples teve ainda benefícios directos na saúde de 20 crianças que tiveram acesso a consultas oculares e dezena de óculos bem como encaminhamento para se tratar das situações mais serias de saúde.
Outro impacto notável é ao nivel da auto estima dos moradores e aquela magia inexplicavel que é o sentimento de pertença ao bairro amado.
Recorde-se que a Associação Comunitária amigos de Safende surgiu a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária.
Redacção SO