BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 09:49

Foi muito bom ter participado nesse projecto de promoção da cidadania na comunidade de “Safende” que foi realizado pelos alunos do curso de licenciatura em Ciências da Educação - 2º ano, da Universidade de Cabo Verde- Campus do Palmarejo, no ano lectivo 2011-2012, sob a coordenação da professora Ana Cristina Pires Ferreira.

A minha experiência foi muito proveitoso das actividades que realizamos na comunidade de Safende, os momentos que passei nesta comunidade foram inesquecíveis. Apesar de uma fraca aderência por parte das pessoas, penso que conseguiu obter bons resultados. Quem participou nas actividades jamais esquecerá esse acontecimento. Fiquei muito emocionado com a participação dos jovens no torneio de basquetebol, visto que ocorreu da melhor forma possível e sem nenhuma violência. Isto fez-me constatar que estes jovens precisam de oportunidades para mostrar os seus talentos.

Hoje se fala muito em “Universidade fora das quatro paredes” e isto é um exemplo vivo, porque tivemos a oportunidade de praticar aquilo que tínhamos abordado na sala de aula. Por isso, foi uma iniciativa muito boa, pois as pessoas lá fora saberão que não estamos na Universidades apenas por estar, mas sim, que estamos aqui e que preocupamos com os problemas que se vivem nas comunidades e que estamos a tentar fazer a nossa parte para pelo menos a contribuir para a diminuição os casos da delinquência juvenil, que é uma questão que tem sido vivenciado no nosso país constantemente. Em vez de reprimir estes jovens, é necessário dar-lhes uma atenção especial porque eles têm as suas potencialidades.

Por outro lado, este projecto é mais uma valia para nós como futuros profissionais, o que permite-nos ter o hábito de conceber projectos para melhorar uma determinada problema/situação.
Para mim, foi e sempre será um privilégio participar nas actividades desse género, uma vez que a minha contribuição com certeza servirá para melhorar a situação que se vivencia sobre a delinquência juvenil, mais especificamente no bairro de safende.

As actividades tiveram um impacto muito positivo na comunidade de safende, visto que, ela mostrou-se muito satisfeita com a iniciativa. Aproveito a oportunidade para prestar meus agradecimentos à nossa professora (Dra. Ana Cristina Pires Pereira) pela oportunidade de ter esta experiência na comunidade de safende e pelo envolvimento excepcional que teve no decorrer das actividades.

A todos os alunos da minha turma que deram as suas contribuições para realizar deste projecto.
Agradecimentos extensivos a todos os alunos da minha turma que deram o seu contributo para a realização deste projecto. Agradeço ao Espaço Aberto, a comunidade de safende, a associação de safende, enfim, a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para que este projecto se tornasse realidade.

 “Juntos para a construção de um mundo melhor”
Praia, 4 de Julho de 2012

Austelino Tavares

Estudante de Ciências da Educação
Universidade de Cabo Verde
Campus do Palmarejo
Telef. 92815550