Lançado o desafio de realização de um
projecto colectivo de turma envolvendo 32 estudantes do 2º ano do Curso de
Ciências da Educação, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), restava passar à
acção (mês de Maio para preparar e mês de Junho para implementar, em 2012).
Esta assentava-se na integração da teoria e prática da gestão de projecto e na
ideia de responsabilidade social da Uni-CV. Esta remete para o contributo
da Uni-CV para o desenvolvimento de uma consciência cidadã, sobretudo nas
camadas menos favorecidas da sociedade.
O projecto permitiu à turma ser mais
unida, mais solidária e mais consciente do que é a realidade e o trabalho
social em Safende. O projecto permitiu ainda um crescimento e amadurecimento
tanto do grupo de alunos como nosso enquanto professora co-coordenador do
projecto, sobretudo no que tange a gestão de uma equipa de projecto tão grande.
Apreciamos particularmente a preocupação dos estudantes em programarem e
organizarem actividades específicas para diferentes públicos-alvo (famílias,
raparigas, rapazes e crianças), procurando aplicar uma das regras essenciais de
concepção e implementação de projectos a saber, responder a necessidades e
focar benefícios efectivos para as pessoas.
Marcaram-me particularmente o
envolvimento e o desportivismo dos jovens durante o torneio relâmpago de
basquetebol e a revelação de um sentimento comunitário. Fiquei emocionada
quando ouvi o jovem David a falar em nome da equipa vencedora,
ele que, segundo disseram, é muito
reservado.
Também pude constatar que há jovens em
Safende com uma consciência cidadã apurada porque quando se pediu para lerem
mensagens de reflexão sobre o viver em comunidade e cidadania, optaram por
apresentarem mensagens da sua autoria. Como diz Augusto Curry (2006) no
seu livro Filhos brilhantes – Alunos fascinantes, “os frágeis
querem controlar as pessoas, os fortes querem controlar o seu próprio ser”
(pág. 138), os jovens de Safende têm já força, estão a tomar em mão o seu
destino que não pode ser visto como fatalmente inevitável.
Procuramos mostrar com o projecto que se
deve aprender com o nosso sucesso e com o sucesso dos outros e não somente com
os erros. Pela paz, a harmonia e a cidadania!
Enfim, queria mais uma vez agradecer a
todos os que no “Espaço Aberto de Safende”, acreditaram no projecto,
abraçaram-no e deram prestimosa colaboração. Agradecimentos também à Associação
de Safende por aceitar ser parceira, pelos sábios conselhos partilhados, fruto
do conhecimento da realidade do bairro, agradecimentos extensivos ao Pólo
Educativo de Safende.
Por fim, mas não o menos importante,
agradecimentos a todos os estudantes da turma acima referida pela sua
autenticidade e responsabilidade no projecto. Espero que tenham percebido que é
preciso não só ter sonhos mas também disciplina e organização para poder
desenvolver projectos.
Praia, 1 de Julho de 2012
Ana Cristina Pires Ferreira
Professora de Ciências da Educação
Universidade de Cabo Verde