BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sábado, 13 de abril de 2019

Publicado por SAFENDEONLINE | 23:07

Numa conversa aberta realizada na Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) foi convidada a entrevistada Vanessa Semedo que atualmente estuda em Brasil, para falar um pouco do Bairro Amado.

Como vem sendo tua vida de estudante em Brasil?

No começo não foi nada fácil, passei por muitos problemas, não só, como também a nível de adaptação e de convivência, pois cheguei lá e depararam que no meu visto não constava todas as informações necessárias para que assim prosseguisse com a retirada dos documentos para residência. Tendo em conta que falta de informações no meu visto era de responsabilidade do pessoal da embaixada, entrei em contacto com estes e não tive bom retorno, ou seja tive que me virar para resolver tudo sozinha, foi ali que começou todo transtorno, mas graças ao meu bom Deus e ajuda da minha família consegui ultrapassar tudo.

Hoje posso assim dizer que me sinto mais tranquila e que as coisas melhoraram muito, porém as dificuldades sempre vão existir mas cabe a nós encarar isso como “apenas uma fase”, vai passar.

Estes dias que passou aqui em Cabo Verde (Safende) o que viu de diferente no bairro?

A primeira diferença que vi, foi no aspeto físico, as ruas bem embelezadas, com um “ar” mais tranquilo digamos. Um outro ponto, no que diz respeito à violência, vi que muita coisa mudou, acredito que hoje temos menos violência no bairro do que antes.
Algo que a cada dia me emociono de ver e que sempre estou a gabar, é o trabalho do grupo “safende-tudora “ Acompanho tudo que eles postam, todas as acções feitas e me sinto tão bem por saber que de certa forma faço parte.

Do que mais gostou? 


O que mais gostei foi o fato de que hoje sim safende já não é mais um bairro esquecido, já não é mais o bairro onde todos tinham receio de conhecer pelas histórias que escutavam, pela “mã fama”de ser um bairro perigoso onde os vândalos não davam sossego às pessoas que aqui pisavam, nem mesmo aos moradores do bairro, me sinto realizada quando falo que moro em safende e as pessoas não demonstram mais aquela cara de espanto, medo nem nada e aceitam isso com tranquilidade e outros até comentam sobre o bairro de forma positiva, tudo isso para mim foi uma mudança e tanto.

O que gostarias de dizer aos jovens do nosso bairro?


Gostaria de dizer, que eu me orgulho de fazer parte desse bairro e que acredito que nós juntos somos mais fortes, que prezem pela paz, segurança e sobretudo pelo amor ao nosso bairro, às nossas crianças, aos idosos e à todos aqueles que aqui residem, pois safende é um bairro cheio de talentos, peço aos jovens que cá estão para não deixar morrer o espírito de festa, cultura...tudo que desde criança me lembro fazer parte.

O Bairro mudou imenso e para melhor e aproveito para deixar um conselho aos jovens dizendo que aqueles que não se descobrirem nos estudos ou que por outros motivos não conseguiram terminar o mesmo, o meu conselho é que invistam naquilo que sentem bem e que sabem melhor fazer pois nem tudo está perdido e o nosso futuro, a nossa felicidade só depende de nós, nunca desistam do vosso sonho, sejam realizadores do mesmo e façam valer a pena cada minuto. Contem sempre com meu apoio, estarei disposta a ajudar naquilo que eu puder, um abraço grande a todos os jovens safende.