BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 16 de abril de 2019

Publicado por SAFENDEONLINE | 23:59

Telma Pereira uma fonoaudióloga que é uma profissional da área de saúde que trabalha na parte da comunicação humana em diferentes vertentes.


O que faz uma Fonoaudióloga?

Fonoaudióloga é aquela profissional da área de saúde que trabalha na parte da comunicação humana em diferentes vertentes (fala, escrita, voz, audição) bem como com a mastigação deglutição e respiração. Então trabalha no sentido de avaliação diagnóstica e tratamento quando houver perturbações naquelas áreas.
Por exemplo: atraso ou perturbações na linguagem oral devido a um AVC ou algum deficit cognitivo, ou simplesmente trocas devido a um não perceber das diferenças dos sons da fala, dificuldades na linguagem escrita (trocas de fonemas (letras, dislexia) problemas na voz em pessoas que a usam como instrumento de trabalho (professores, cantores, radialistas, jornalistas, peixeiras e vendedeiras e etc..., com problemas na mastigação deglutição por causa de um défice cognitivo, síndrome entre outros).
A respiração por ser um respirador oral que dificultará na sua alimentação na sua fala e posteriormente na sua escrita.

Como vê esta área em Cabo Verde?

Em Cabo Verde é uma área que existe e precisa-se muito, pois a cada amanhecer vem-se aumentando o número de pessoas que necessitam muito de atendimento. Porém ainda a divulgação da extensão da área da atuação é um pouco escassa


Como chegou a escolher esta área e como perspetivas esta área de cuidados e reabilitação em Cabo Verde?

Escolhi por acaso, sem saber de nada (com intuito de mudar do curso), no entanto, a expectativa tornou-se maior e cheio de otimismo apesar de que o governo ainda não valoriza com a abertura de concurso e contratação para descentralização de recursos e serviços.