A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) realizou hoje o 6º fórum intitulado Pensar Safende que, segundo a sua presidente, Elisângela Silva, é um espaço para os moradores reflectirem sobre os problemas que afectam o bairro.
“ O nosso objectivo é o de dar a comunidade a oportunidade para uma reflexão sobre os pontos fracos e fortes do nosso bairro”, precisou a líder comunitária, acrescentando que a problemática da segurança e educação são os assuntos que estão no centro das suas atenções.
Em declarações à Inforpress, adiantou que o fórum conta com 87 inscritos, mas que há pessoas que não se inscreveram, mas estão presentes.
“Este fórum é um marco excelente que nos pede uma nova postura e um olhar diferente em ordem a encontrarmos alternativas para mudar o quadro dos desafios do bairro”, indicou Elisângela Silva, lembrando que no próximo ano Safende celebra o seu primeiro cinquentenário.
O 6º fórum Pensar Safende foi precedido de uma feira de compra/venda de produtos para, na parte de tarde, se iniciar a discussão sobre os diversos problemas que afligem o bairro.
O primeiro fórum Pensar Safende aconteceu em 2010 e, de acordo com a líder comunitária, foi de uma importância que até hoje os surpreende.
“Elencamos os desafios de Safende com uma grande precisão o que gerou consenso quase que geral dos safendenses”, realçou Elisângela Silva, acrescentando que tais reptos foram confirmados por “estudos mais sofisticados”.