BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 13:15


Este foi o compromisso saído da reunião entre a equipa do Cadastro Social Único (CSU) e as lideranças da zona norte da cidade da Praia que ocorreu esta quarta-feira, 12 de fevereiro, na #KazaDamizadi, Safende, sobre este relevante instrumento de gestão social. “Estamos disponíveis” para ajudar na identificação e registro das famílias nesta plataforma.

Este foi o posicionamento após o referido encontro com o representante da organização “Criativos”, localizados em Ponta D´Água, Ady Veiga a ser porta voz desta boa vontade. A partir desta sessão de esclarecimento, considera o entrevistado que com este instrumento fica mais fácil as pessoas terem assistência, sem risco de duplicação, “ou mesmo de pessoas que não são tão pobres receberem no lugar daqueles que realmente necessitam”.

Nélida Cristina, da Associação Comunitária Amigos de Safende engrossa este coro solidário e reforça que o CSU será “uma ferramenta muito útil” para melhor conhecer os bairros e a situação de pobreza nas localidades.  “Com o CSU passaremos a conhecer melhor as famílias pobres da nossa comunidade, vai ser algo automatizado e evita a avaliação apenas subjetiva sobre as condições das pessoas”, reflete.
   
Admilson Mendes, técnico de Cadastro sublinha a oportunidade que foi esta iniciativa da equipa de Cadastro Social Único (CSU) da Praia para melhor esclarecer sobre o CSU. “Acredito que cada participante, devido a essa sessão de esclarecimento, estará melhor preparado para colaborar com a identificação das pessoas potenciais que se possam enquadrar no grupo mais vulnerável do CSU”, frisa.

Igualmente satisfeita estava a coordenadora do CSU na Praia, Alíria Ramos que se mostra confiante no engajamento afirmado pelos vários atores no encontro. Agora, “contamos ver isto no dia-a-dia, na prática de cada um”, finaliza. 

Para quem ainda não conhece, o CSU tratar-se-á de uma plataforma e base de dados comum aos vários serviços e instituições atuantes na área social e com o intuito de ajudar a conhecer melhor a realidade socioeconómica das localidades e famílias nacionais.

Para além de vir a ajudar a uma definição das políticas e ações sociais, a inscrição das famílias e indivíduos no CSU é condição obrigatória e primeira para que essas possam estar habilitadas para concorrer aos vários serviços de proteção social.