BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 11:41

“Eis-me finalmente incorporado às Unidades Especiais. Os 30 dias que restam vão ser minha verdadeira vida. Chegou a hora. O treinamento para a morte me espera: um aprendizado intenso para morrer com beleza. Parto para o combate contemplando a imagem trágica da pátria. Sou um homem entre outros. Nem bom nem mau. Nem sou superior nem sou um imbecil. Sou decididamente um homem.” (Okabe Hirabazau).


Não existe nada, mas nada, maior do que a vida. A vida é sem dúvida o bem mais precioso (a par da honra e dignidade) de qualquer Homem.

Os efemerópteros, particularmente os “paga canderus” ou mariposas são seres vivos que atinge menor tempo de vida na terra (dificilmente vivem mais de 24 horas).


Uma mariposa depois de estar num ovo, ainda depois de estar no estado de larva e finalmente depois de evoluir para lagarta, tece cuidadosamente o seu casulo para se transformar num ser extremamente belo e efémero. Depois de estar brilhante, bela e colorida, a mariposa dificilmente vivi mais do que um dia. O pior é que geralmente se suicida tendo apenas algumas horas de vida.


Comecei este artigo citando uma carta de Okabe Hirabazau, datada em 22 de Fevereiro de 1945. A carta acima foi a última mensagem do piloto japonês Okabe Hirabazau à família antes de ter morrido num ataque suicida com apenas 24 anos de idade.


Os pilotos japoneses incorporando “o vento de deus” (Kamikaze), adoptaram atitudes curiosas. Treinados para o jiao tu, quando faltavam combustível, arremessavam seus aviões contra os navios inimigos.   


Quanto a mim não é catastrófico o suicídio da mariposa, que por estar aficionada pela luz e pelo calor e, ao pretender tocá-la põe fim a sua curta vida. O catastrófico seria o suicídio (seja físico ou intelectual) através de uma política de jiao tu.


A vida nos impõe tomadas de decisões. Todos somos forçados a tomá-las ao longo da vida, mas o mais importante é salvaguardar, sempre, a dignidade pessoal em todas as decisões. É claro que temos o livre arbítrio de, até, estar propositadamente e constantemente errados, mas deve-se a todo o custo salvaguardar a dignidade evitando deste modo ser cadáver social.


JIAO TU é o termo que deu origem a frase TERRA QUEIMADA. Uma pessoa sem dignidade é sem dúvida aquela que ao morrer fisicamente ou socialmente tenta arrastar consigo tudo o que está a volta.  


Somos mais de 6000 safendense e mais de 6000 forma de pensar, estar e agir. Em safende existe mais de 6000 intelectuais, que de várias formas idealizam o seu bairro. Talvez em safende exista mais de 6000 opções de estar na vida. 
Em Safende existem doutores, pedreiros, padeiros, professores, carpinteiros, taxistas, enfermeiros, políticos, esqueitistas, ciclistas, fisiculturistas, engenheiros, peixeiras, pescadores, pugilistas, religiosos, ateus, thug life, enfim, várias opções de vida. Quanto a mim escolhi ser político e acredito nunca ter decepcionado o meu bairro.

Apreendi ainda adolescente que o importante não é ser doutor ou pedreiro, mas sim ser sempre melhor naquilo que fazemos. Quanto a mim ser político não significa depender dela para viver ou sobreviver, antes de mais significa tomar ou influenciar decisões em benefício duma sociedade ou uma comunidade.

É com alegria que lembro do dia que um dos filhos de Xima me ter dito que queria ser político. Fiquei orgulhoso e senti que tinha a responsabilidade de em situação alguma o decepcionar.


Ainda criança decidi ser político, sim ser político e, hoje aos 28 anos vejo que não envergonhei por um minuto os safendenses. Fui o primeiro safendense a estar na assembleia municipal, por várias vezes assumi o secretariado da mesa dessa assembleia, e por nenhum momento deixei ficar mal os safendenses. Coordenei a maior juventude partidária na Praia e fiz parte da comissão política nacional dessa juventude partidária, mas não existe uma única pessoa capaz de apontar-me uma nódoa sequer. É vestida dos mesmos valores que até hoje estimo por serem as correctas que pondero seriamente a minha candidatura a liderança dessa juventude partidária a nível nacional.  


É com profunda satisfação que vejo os meus primeiros passos no ofício que ainda criança escolhi. Se um dia, por um erro ou por não conseguir ser mais-valia, vir a sentir a minha morte no ofício que escolhi, não levarei comigo o bom nome dos moradores de safende. Não praticarei sob hipótese alguma a política de terra queimada.


Também não levarei a descrédito a minha entidade empregadora, nem nunca fecharei portas ao associativismo em safende. Em todas as actividades da vida a melhor decisão quando se está a estorvar é a retirada. Sair antes de levar consigo tudo ao redor é a atitude corajosa e digna que muitos infelizmente não tomam, escolhendo praticar o Jiao Tu, fechando portas, descredibilizando instituições, decepcionando a sociedade e as comunidades.

Acredito que Safende tem sido digna na forma que encara o associativismo. Safende é sem dúvidas um exemplo na prática do voluntariado, contrapondo com muitos bairros e lugares onde as portas já se fecharam a muito tempo.

Sinto orgulho em fazer parte desse bairro. Safende tem tido grandes vitórias ao longo dos tempos. Hoje temos líderes em quase todos os quadrantes da sociedade e que por opção escolheram permanecer no bairro. Vencemos a má fama. Agora somos apontados como bom exemplo. Comparo Safende com uma cidade por onde sobrevoam inúmeras aeronaves. Agora falta a cada safendense evitar que as aeronaves destruam a nossa cidade.

Que cada um, lá onde escolheu estar, tenha a noção de que é um pequeno deus por ter uma aeronave nas mãos. Que cada um tenha a noção que nem sempre dá para manter a aeronave nos céus. As vezes ela terá que cair, mas cabe a cada um, lá onde escolheu contribuir, escolher levar a aeronave em queda ao deserto ou a cidade.