BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 16:55

 

A escola MI SOL FA surgiu a cinco anos atras, oficializado propriamente um ano depois, no dia 01 de outubro de 2016. Assim, a escola tem como foco principal tocar e trabalhar as músicas cabo-verdianas.


De acordo com o fundador, músico, professor e produtor Janilson Moreira, a escola é um lugar dotado para aprender a tocar instrumentos, no entanto, dificilmente alguém consegue tocar instrumento sem que seja trabalhada a sua voz, logo, com o passar do tempo começam a manifestar o interesse por coisas que talvez nem tenham buscado num primeiro momento.

“Quem frequenta a escola consegue dominar a parte técnica do instrumento, consegue tocar as melodias no ritmo e alguma linha melódica com alguma expressividade”, frisa Janilson, acrescentando, que essas são os que as pessoas buscam.

Nisso, Janilson deixou transparente que nesta escola qualquer um tem mais oportunidade, reforça ainda, que é um espaço onde ocorre o ensino da mesma maneira, mesmo que seja da faixa etária diferente.

 Por sua vez, a escola para além de trabalhar as músicas tradicionais, desempenha um papel muito importante a nível da na educação dos alunos, bem como, de torná-los na realidade de um músico (palco).

A escola possui também uma parte cultural que praticamente todas as semanas fazem uma tocatina, onde qualquer um dos membros cantam de maneira diversas.

“Quando se fala da escola MI SOL FA, automatica
mente se fala da música”, exorta Janilson Moreira, que ao mesmo tempo define a música como uma arte de manifestar vários tipos de afetos (alegria e tristeza) da alma.

Devido a situação da pandemia mudou-se um pouco a rotina, contudo foi necessário respeitar as condições, essencialmente, o distanciamento social. Assim, assevera o mesmo, que com o aparecimento da pandemia, foram os primeiros a divulgarem vídeos aulas na página MI SOL FA.

“Hoje a escola é o que é graças ao apoio e a grande paixão dos músicos e afirmo que por razões de gostarem da arte (tocar e cantar) a escola tem se evoluído dia apos dia.

Enfatiza Moreira, que não considera haver dificuldades dentro da escola, entretanto, o que pode dizer são os desafios, porque quem gosta da arte sente-se desafiado constantemente.   

“A musica sempre tem estado a evoluir, o que eu digo é que os novos cantores atuais (Mcs) podiam aproveitar a nova onda, no entanto, sem esquecer da música tradicional e aproveitarem para renovar a nossa morna” apela o músico Janilson.

 Já em relação a procura, ressalta o mesmo que a escola MI SOL FA já recebeu alunos iniciantes e artistas muito conhecidos e que atualmente a escolas faz várias pontes, para alem de receber artistas conhecidos, também tem uma banda especifica para grandes shows.

A escola tem várias parcerias sem fins lucrativos, como centro de idoso, cruz vermelha.

Recorda-se que a música é parte integrante da formação humana. Sempre interagindo com seu meio, o homem concebeu e confecionou instrumentos variados, criou e exercitou diferentes cânticos, desenvolvendo com a linguagem musical uma relação cada vez mais rica e múltipla.

Rita Ramos.