BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 21:53

Esta rubrica quer contar com a máxima simplicidade, o empenho das pessoas perante a própria comunidade. Empenho que se pode concretizar com pequenas coisas...mas que representam grandes contributos para comunidade, não só pelo mero acto, mas por tudo o que significa...



Edna - sentada ao centro, com bandeja frente! - numa sessão
Edna Moniz, formadora de culinária e bijuteria, voluntária há muitos anos em Safende,

Safende Online: Qual a motivação para ser voluntária?
Edna Moniz: É a vontade enorme que tenho em ajudar os outros, principalmente os mais necessitados, e também acho que tenho um compromisso social perante a sociedade. Além disso estou nas áreas (culinária e bijuteria) muito procuradas pelos jovens de Safende e vejo que têm vontade de aprender e necessidade para os que vão à procura de trabalho. Sinto-me útil quando faço esses trabalhos voluntários porque acabo por ajudar muitas pessoas de uma forma que não imaginava e consequentemente à sociedade em geral.



SO: Nas sessões de formação, sempre consegue ter um clima descontraído e de amizade, qual o segredo?
EM: Acho que não existe segredo nenhum. O que faço é simplesmente demonstrar que devemos respeitar a nós mesmos e aos outros e assim conseguiremos que sejamos respeitados em qualquer contexto ou situação em que nos encontramos e na formação não é diferente. Perante esse respeito mutuo, entre formandos e entre estes e eu (formadora), conseguiremos manter um clima descontraído e de amizade sem perder o respeito uns aos outros.


SO: Qual é o seu sonho para Safende?
EM: Um dos meus sonhos para este bairro é ver e ouvir que os jovens, adultos e crianças residentes ou não se sentem orgulho de Safende ou de ser um safendense. Apagar ou pelo menos minimizar a má imagem que se tem de Safende porque “o nosso” Safende já não é o Safende de há alguns anos, pois já mudou e continua a mudar para melhor principalmente a partir do surgimento do Espaço Aberto – Safende (EAS). Portanto é preciso continuar a trabalhar, é preciso que apoiem o centro (EAS) e os seus projetos para Safende, nomeadamente, o jardim, o apoio escolar, as formações (de culinária, de Informática, bijuteria, inglês, etc.) nem que seja mínimo.