Surgem discursos que a juventude precisa fazer mais, ter novas atitudes, novas propostas e mais acções, acelerar e queimar etapas. De acordo, muito bonito o discurso. Todavia, no momento que o jovem pretende fazer tudo isto, surgem as mesmas vozes dizendo que “ainda está cedo, ainda tem de esperar”, “não pode porque há mais velhos à espera, é preciso ganhar muita (mas muita) experiência”, “tenha calma que um dia talvez possa chegar lá”, "acabaste de chegar e já estás armado em importante", “tem de entrar no partido e esperar a sua vez”.
Enfim, contradições na mensagem mandada ao jovem que em criança foi dito para sonhar e agora é-lhe dito para congelar os sonhos, agora lhe é proibido falar do que quer ser.
Jovens, por aqui é proibido afirmar “eu quero ser”, é proibido querer alcançar o sucesso, é proibido proclamar para depois provar, é proibido querer afirmar e mobilizar apoios, é proibido se destacar, é proibido ser uma voz crítica.
Todavia, não é proibido trabalhar arduamente, melhorar as competências cada dia, entregar de corpo e alma, fazer bem feito e procurar a melhoria continua. Não é proibido construir os sonhos mesmo silenciosamente, que um dia será reconhecido.
Alfredo de Pina
Fonte