BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 11:19

 


Tive o enorme privilégio de colaborar como animador comunitário na elaboração deste grande instrumento de estudo e ao mesmo tempo de orientação no processo de desenvolvimento do nosso amado bairro.

Foram momentos muito peculiares, que eu me lembra, foi a primeira vez que estudei e tive conhecimento do meu próprio bairro como um misto de observador actor. Foi possível ver o bairro com novos olhares. Ainda recordo me andando com alguns amigos do bairro e estudantes dos cursos de Criminologia e de Arquitetura, vendo os principais pontos do bairro, andando nos becos do “street” procurando os pontos críticos e as vias de acesso. O diagnóstico que se apresenta é fruto de um trabalho colaborativo (os moradores e amigos do bairro).

Ficam me gravados na memória algumas feições e gestos dos moradores de Safende baixo a verem nos com alguma "curiosidade" com mapas nas mãos e a andar nos becos a procura de saídas.  A elaboração deste diagnóstico teve um gosto especial, ele foi o reflexo das aspirações dos moradores, nós fomos, os produtores e seremos os beneficiários do mesmo. Estou convicto que será um passo, mais um, para entregar um Safende melhor aos Safendenses pós 50.  

De certeza que todos quantos puderem ter esta ferramenta vão mergulhar num profundo descobrimento do nosso bairro neste diagnóstico comunitário actualizado no ano de 2020 que a história marca 50 anos de Safende e a covid9 pós em prova a nossa resiliência enquanto zona amada. Boa Leitura, Ivan Moreira – animador comunitário


O Diagnóstico Comunitário actualizado Safende 2020 encontra-se dividido em 5 seções, sendo que na primeira é apresentada a abordagem metodológica, na segunda o perfil urbanístico, demográfico e do grupo doméstico, na terceira é discutida a situação social a partir dos termos inclusão social e resiliência urbana, na quarta é apresentada a situação criminal e na quinta é feita uma reflexão sobre o termo smart city e sua aplicação no contexto cabo-verdiano no geral e praiense em particular. As recomendações e/ou sugestões do diagnóstico são apresentadas na parte referente á conclusão.    

Publicado por SAFENDEONLINE | 11:03

 


 

Encerramento da Formação realizada no âmbito do Projeto “Informar e formar para proteger Safende”, apoiado e Financiado Pelo CCS-SIDA/Fundo Global, a ter lugar na #KAZADAMIZADI Safende, pelas 14:30 hoje dia 23 de setembro.

 Informar, consciencializar e capacitar 500 moradores para mudança de comportamentos e atitudes face as ISTs, VIH-SIDA e o novo corona vírus COVID-19 nas diversas subzonas do bairro é a proposta a ser implementada pois Cabo Verde contabiliza hoje mais de 5000 casos de Covid19 sendo mais de 500 ainda activos. Esta situação exige de todos e cada um atitudes assertivas. A assertividade nas atitudes num bairro como o nosso não é automática porquanto as pessoas se veem em tensão entre a busca pela sobrevivência e a necessidade de informações adequadas. Uma formação e informação de qualidade ajuda a mitigar este risco. As outras situações que sempre enfrentávamos como comunidade não desapareceram com o COVID19 tal como as IST e o VIH em particular. Assim justifica-se aproveitar de toda a experiencia acumulada de intervenção comunitária e dar um contributo necessário a saúde comunitária com animadores capacitados especificamente para esta tarefa, uma ampla campanha comunitária capaz de engajar e transformar a comunidade para a auto responsabilidade e adoptarmos um estilo de vida condizente com as altas restrições que a Covid19 nos impõe.

A Associação Comunitária amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de reflectir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.



segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 13:17


Falta de água indigna os moradores do Bairro Amado, Safende, cidade da Praia, que há mais de dois meses se transformou numa ginástica diária. A falta do líquido precioso deve-se ao arrebentamento de um tubo. A situação piorou ainda mais com as cheias das últimas chuvas.

Para driblar esta situação, o morador Gilson Rodrigues sente-se obrigado a recorrer aos familiares e amigos dos bairros vizinhos, nomeadamente Achada São Filipe, Fazenda, Plateau e Calabaceira à procura de água.

Em plena pandemia, quando a higienização das mãos é uma das principais medidas no combate ao novo Coronavírus, os moradores de Safende estão com dificuldades até para beber.  Revelam-se apreensivos com a falta deste recurso elementar, necessário para medidas básicas de higiene e essenciais no combate ao novo Coronavírus.

Nesta linha a moradora de Alto Safende, Sonia Tavares, devido à ausência de água canalizada tem de se deslocar a fim de conseguir apanhar a água no chafariz. Sublinha ainda, que muitas vezes, tem de optar por dias de menor movimento para evitar a aglomeração de pessoas.

No que diz respeito às aglomerações, Gilson Rodrigues considera que, muitas famílias estão a ser “obrigadas” a não acatar as recomendações do Ministério da Saúde em relação à lavagem das mãos e das roupas justamente porque não há água.

Em Safende, cada garrafão de 25 litros de água custa no mínimo 50 escudos, sendo que 3 ou 4 garrafões não são suficientes para as necessidades diárias de uma habitação com vários familiares.

Conforme explica Willy Lopes, para sobreviver no meio desta situação teve de se acudir com a água das chuvas que conseguiu verter para reservatórios. Entretanto, muitas vezes, tem mesmo de se desenrascar apenas com um garrafão para beber.

O desejo da população de Safende é que não falte este precioso líquido, e que algum dia possam ter água canalizada de uma ponta à outra do bairro. Reclamam ainda da dificuldade em realizar as atividades domésticas devido à falta de abastecimento de água potável.

Eunice Marlize Borges

sábado, 19 de setembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 23:23

 


Hoje 19/09/2020 foi um dia marcante para Safende. Arrancamos oficialmente a primeira turma com jovens de Safende. Esta possibilidade de parceria com a NOSI no quadro do Smart Safende através dos laboratórios WebLab foi uma oportunidade para conhecer as habilidades e competências dos jovens que se inscreveram nesta iniciativa.

Dos 52 inscritos foi possível iniciar nesta primeira fase com 36 pessoas representando a volta de 60% da procura.

86% dos inscritos pertencem a faixa etária 16 a 35 anos, indicando que a maioria esmagadora são jovens. Os inscritos com 8 a 12 anos, portanto crianças forma 10%. A faixa 13 a 15 e os que tem mais de 35 anos tiveram juntos uma inscrição de cerca de 4%.

As mulheres foram as que mais se inscreveram sendo 58%, enquanto que 42% dos inscritos são homens. Um desequilíbrio a favor das mulheres de quase 20 pontos percentuais.

Quanto a morada Fundo Riba e Safende baixo tiveram juntos 42% dos inscritos, sendo cada um 21%. De notar que 19% dos inscritos não são moradores de Safende. A seguir vimos que são os moradores de Fundo Safende com 17% de inscritos. Safende meio inscreveram 13% e os restantes 8% são moradores de Alto Safende.

Quanto a curso escolhido, 75% optaram por multimédia. Aqueles que escolheram Robótica foram 14%. Os demais inscritos escolheram Scratch e Html, 11%.

Os dados dos inscritos mostram que 21% não tem acesso a computador. A maioria deles, 54% tem acesso via portátil e 25% responderam que tem acesso a computador em casa ou com vizinho.

Dos inscritos 21% afirmam não terem competência de enviar e ou receber email. 79% respondem possuir esta competência. Em relação a domínio das ferramentas do office 69% diz que consegue produzir um documento em word, power point ou excel. Os restantes 31% dizem que não conseguem. 

Quando perguntados se fazer uma pesquiza sobre um assunto ou um tema na internet quase todos dizem que podem isto é 92%. Igualmente 90% dos inscritos responderam que sabem navegar nas redes sociais como facebook, twiter os instagram.

Este pequeno exercício permite nos concluir que temos uma grande necessidade e oportunidade de trabalhar para fortalecer competências, melhorar o acesso e a conectividade em Safende e assim contribuir para melhorar a inclusão, igualar acessos a potencialidade que o mundo digital oferece. Contamos com todos para reforçar os aspectos que estamos bem e superar os muitos desafios que temos ainda para podermos falar de um bairro digital Friendly .




Publicado por SAFENDEONLINE | 23:20

Djuntu cu bairros de Pensamento, Castelão, Paiol de Coqueiro e Jamaica nu foi txeu afetado pa estragu des txuba provocanddo perdas e dor na nos familias.
Situason ainda é dificil pamod previson de tempo ta cre fla ma pod cai mais txuba di hoje ti sugunda ou terça fera!
Imagem mais belo des dia é kel de jovens, homens e mudjeris ta socorri familias ki tevi mais probema. Kela ki ta significa real ser safendense.



Nu fika atentu uns na otus. Nu protegi di covid19 e stendi mo pa nos vizinhus ki pod sta passa mais dificuldades. Dja nu sta aciona amigus e parceiros de bairro pa djuntu ku nos nu labanta e repara stragus ki kontise. Nu permaneci djuntu, #AnosÉsafende



quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 08:40


 Trata-se de uma parceria conseguida com o NOSI impulsionada pelo projecto Smart Safende visando qualificar crianças, jovens e adolescentes na utilização, manipulação e construção da tecnologia, promovendo o reforço na capacitação tecnológica fazendo com que haja diminuição de exclusão digital no nosso bairro. As formações vão abranger os módulos de Robótica, HTML & CSS, Multimédia e Scratch. As inscrições estão abertas e o inicio da formação está agendada para o dia 14 de Setembro. (Inscrição click aqui!)

Esta pareceria visa qualificar jovens e adolescentes à saber utilizar, manipular e construir a tecnologia, promovendo o reforço na capacitação tecnológica, e fazer com que haja diminuição de exclusão digital no nosso bairro.

 

Weblab é um projeto de Ministério de Educação em parceria com Parque Tecnológico de Cabo Verde, que tem o NOSi como entidade gestora designada. A iniciativa que visa contribuir para a diminuição da exclusão digital, facilitando o acesso a equipamento e a conectividade, ao conhecimento e utilização das tecnologias.

 

O monitor e formador, Wany Fernandes, adiantou a este site que além de ensinar a utilizar a tecnologia, pretende-se ensinar como se constrói a tecnologia, ou seja, capacitar jovens na construção e desenvolvimento das TICs, qualificando-os assim a saber utilizar, mas também a saber construir, fazer, sonhar, mas acima de tudo a construir os sonhos.

 

Para esta mesma fonte, o trabalho desenvolvido pela ACAS em prol das crianças, adolescentes e dos jovens do Bairro Amado (Safende), é de “suma importância para a inclusão social”.  

Wany Fernandes não tem dúvida de que essas formações que vão ser ministrados no laboratório Weblab serão uma grande oportunidade para as crianças, jovens e adolescentes do bairro de Safende e acredita que vão tirar “bom proveito, fortalecer a parceria com o NOSi, para juntos podermos fazer mais e melhor para o nosso bairro amado”.

Os WebLabs são laboratórios implementados em contentores, devidamente adaptados para 12 alunos e um monitor, equipados com equipamentos adequados para suportar formações em diversas áreas das novas tecnologias de informação.

 

Publicado por SAFENDEONLINE | 02:56



No âmbito da comemoração dos 50 anos do nosso bairro Amado, Bernardino Gonçalves  concedeu uma entrevista na Radio Morabeza em direto para falar do programa “SAFENDE NA SETEMBRO / SETEMBRO NA SAFENDE 2020” que foi no dia 4 de setembro. Confira!

Radio Morabeza: Durante essas atividades do mês de setembro o que a Associação comunitária amigos de Safende ira realizar?

Bernardino Gonçalves: A Associação Comunitária Amigos de Safende enquanto congregação dos esforços, da vontade dos moradores do bairro, como é habito continua a implementar o plano abrangente de intervenção no bairro via empoderamento da comunidade. Safende na setembro de fato, é uma iniciativa que visa explorar todas as potencialidades criativa dos moradores em favor do desenvolvimento da comunidade, e este ano sim é um ano especial, porque celebraremos 50 anos do surgimento do nosso amado bairro e vamos ter intervenções que puxam pelas habilidades e competências dos moradores e ao mesmo tempo para gerar empoderamento e oportunidade de emprego e rendimento. Nós vamos ter um conjunto de capacitações para fortalecimento dos moradores, nomeadamente soft skils, como arte de falar em público; nós vamos ter também capacitação em marketing digital que pode permitir aos jovens ter acesso ao rendimento, vamos ter ainda uma intervenção muito concreta com mães e mulheres do bairro que se trata da capacitação em bijouterapia e arte terapia, estas capacitações que vão dar habilidades as mães para poderem com as suas próprias mãos fazerem arte e bijouteria que podem transformar em rendimento pra elas e ao mesmo tempo esta intervenção pretende ser um momento de terapia tendo em conta a afronta da covid19 sobre nós, então a arte pretende ser uma forma de alivio e ao mesmo tempo de superação.

RM: Essas atividades já estamos no mês de setembro, já arrancaram ou vão arrancar?

BG: Arrancaram desde o dia 1 e começamos com a capacitação "Arte de falar em público", e começamos também com a turma de jovens para ter acesso a carta de condução, portanto é o mês inteiro no bairro.

RM: Para a realização de todas essas atividades, é um leque de atividades, relativamente a situação de covid 19, voçes tomaram todas as medidas necessárias?

BG: Na verdade a covid19 entre nós começou desde Março, depois do levantamento do estado de emergência em maio nós retomamos em Safende com todas as medidas sanitárias necessárias; a ocupação de um terço da capacidade da #KazaDamizadi, a utilização obrigatória de máscaras; a disponibilização de água e sabão para desinfecção das mãos e a continua sensibilização e informação de qualidade ás pessoas, para comportamentos que são adequados no tempo da pandemia.

RM: Essas acções ira abranger só os jovens, só as pessoas da localidade de Safende ou pretendem alargar as outras zonas daqui da praia?

BG: A Associação comunitária é Associação Comunitária Amigos de Safende, o foco é claramente jovens, mães, famílias e pessoas de Safende; nós sabemos que estamos numa cidade que não temos fronteiras, pessoas de outro bairro podem aceder, naturalmente que damos preferência ao bairro amado, os moradores. Portanto acolhemos também pessoas que não são do bairro e que manifestam vontade e desejo de ter acesso a essas capacitações ou a essas oportunidades que o bairro oferece para os moradores.

 Nos agradecemos e fazemos votos que estejam connosco no dia 30 de setembro que vamos dedicar como dia de safende.

 Por Carla Cardoso

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 15:40

Na minha casa daqui do alto do Bairro de Safende, o bairro amado, a luz do sol abstém-se. Sinto o aproximar dos trovões. De repente, chove, chove, chove muito e chove forte.

Olhando para a janela, e vendo as gotas que descem lentamente regando as plantas, contemplo nelas um desafio para compreendermos a dimensão do mundo.

E lá estava eu, de tanto fascinada com a chegada da chuva, decidi sair e tomar um banho de chuva, há tempos que não sentia aquela sensação, mas nunca esqueci de quão grande a felicidade que os banhos de chuva me proporcionaram. Agora com 22 anos nunca me imaginei que os anos me presenteavam mais um belo banhar.  Ela veio molhar a minha pele, curar a minha alma e matar a minha sede. Dizem que a chuva lava a alma. O que digo? É fascinante sentir cada gota, escutar o batuque da chuva nas pedras.

Após sentir a vida na sua intensidade entrei na varanda, quando reparei ao meu redor as ruas, estradas e ribeiras da zona de “Ribeira d agua” bem abaixo da minha casa ficou literalmente debaixo d´água. Vi cenas de ruas alagadas, casas invadidas pelas cheias e carros que até chegaram a boiar, senti um aperto enorme no coração.




Depois de três anos consecutivos de chuvas irregulares e insuficientes para combater a seca no nosso Arquipélago, entretanto no coração dos Cabo-Verdianos sempre reside muita esperança na chegada da água, abundancia...a chuva.

Para muitas famílias a chegada desta chuva não foi muito bom, a água passou fazendo estragos materiais, no jornal da noite ouvi que a cheia até levou vítima fatal na Ribeira Grande de Santiago.

Quando a tempestade passou, o fundo da“ Ribeira d agua ”em Safende que era invisível por olhos de muitos no centro das atenções dos curiosos que deslocavam das suas moradias para ver os danos provocados pelas cheias, destruindo por completo a estrada da terra abatida.


 Não aguento mais ver ruas, carros donos, tampouco as famílias desesperadas com o “credo” na boca durante horas. Não aceito as pessoas perderem suas casas e suas vidas, mas acredito que não se trata de uma obra da chuva, mas sim de uma desobediência do homem que se permite modernizar e crescer sem consciência nas consequências. A culpa é minha, é sua, é nossa. Não da chuva. Ela continua exuberante.

 De lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) avisa, em comunicado, que tempestade com fortes chuvas e ventos vai atingir Cabo Verde ao final da tarde de hoje. Portanto cuide se, que tudo vai correr bem.

 Sabe o que mais? Que venham chuvas calmas, com suas gotas claras que aceitem conviver com o vento e que tragam só felicidades a todos!

 

Eunice Marlize Borges

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 20:36

 


A capacitação veio na sequencia de manifestação de jovens que vem neste soft skill uma ferramenta util para se poder ter vantagens comparativas no acesso a emprego e rendimento bem como ajudar os jovens a serem comunicadores com dominio da arte de falar em publico ou mesmo em contexto familiar ou profissional. A formação teve como facilitador Laurindo Dias e decorreu na #KazaDamizadi, o espaço de vivencia da cultura e realidade comunitária em Safende.

 

“Safende na Setembro / Setembro na Safende” é uma iniciativa que surgiu na zona de Safende com o propósito de reunir as famílias durante o mês de Setembro, explorando potencialidades criativas dos safendenses a favor das pessoas do bairro mais amado.

 

O Setembro na Safende 2020, trata-se da quinta edição preparada sob a coordenação da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS). É essencial apostar nesta dinâmica que aliada ao ousar num novo enfoque permita a comunidade de se desenvolver enquanto consolida a coesão social e encontre alternativas viáveis para debelar a fragilidade de acesso ao emprego e ao rendimento e consequente empoderamento comunitário.

 


A Associação Comunitária amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente,

sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de reflectir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras. 

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 18:09


E já estamos nos mês de Safende. O mês de setembro em que assinalamos o especial 50 anos do bairro com a proclamação solene do dia de Safende, no próximo dia 30. E teremos um caminho de beleza apesar da situação difícil, para celebrarmos o bairro e suas gentes, suas alegrias, esperanças e resistências com conquistas comunitárias. Safende é di nos! Desafiamos cada a um a sentir e fazer parte desta historia magnifica de ser morador e ou amigo do bairro + amado do mundo.

Em setembro tudo parece querer caminhar para a sintonia, a boa disposição e a magia do amor comunitário. E Setembro é verdadeiramente especial em Safende. Por, entre outros, os seguintes motivos:

- A educação como a coisa mais séria de uma comunidade séria, no mês de setembro deste ano especial a nossa escola EBI e todos os nossos alunos desde básico até ensino superior tem neste mês a jornada preparatória para o arranque deste ano lectivo que será atípico pela situação da pandemia. Vai ser um mês de muito dinamismo e criatividade para a direcção da nossa escola os professores e a comunidade académica como um todo. E como sempre, estaremos ao lado da escola para suporte necessário!



 - Como bairro que vive intensamente a sua espiritualidade / religiosidade atendendo a especificidade do covid19 a comunidade católica se organiza para celebrar a altura a festa da Santa Padroeira no dia 01 de outubro, Santa Teresinha, a festa do amor. Neste ano será  25ª edição da celebração no bairro, uma caminhada acarinhada pelos fieis católicos e que começou no longínquo ano de 1995 ainda com o Saudoso Pe Pimenta. Já se começaram os preparativos e na quinta feira pelas 17h o conselho de comunidade encontra-se para dar mais um passo nesta preparação condigna.

- O espaço aberto Safende depois das longas férias colectivas de agosto vai certamente com as baterias recarregadas regressar com gaz e com ideias e projectos e iniciativas para servir o bairro enquanto centro que historicamente tem responsabilidades na intervenção comunitária em Safende, certamente vai aproveitar esta onda dos 50 anos de Safende para renovar e inovar no trabalho ao bairro. Bom regresso!

- A associação Safendetudora com certeza que também não quererá ficar fora desta dinâmica comunitária e tempo favorável de fortalecer iniciativas em prol de Safende acompanhando o ritmo Safende na Setembro.

- O movimento Jovens pela Paz estará florescendo a iniciativa viva os idosos na sua faze 2.2 permitindo o acesso dos idosos aos cuidados, fortalecer o trabalho de educação musical com crianças e ainda orientação consciencialização dos jovens pelo seu valor único como jovem.

- Contamos também que a delegação norte da Praia finalmente retome o dia a dia do centro multiuso de Alto Safende com serviços e disponibilidade para dar atenção a demanda do bairro.

- Da parte da Associação Comunitária Amigos de Safende temos um leque de intervenções e programação, com destaque para:

·         Arranque das formações: Arte de falar em publico; Marketing digital, Bijouterapia Arte Terapia, Informar e formar para proteger Safende (IST, VIH, Tubercolose e Covid19), turma 2 da carta de condução; Mediadores leitura dinamização biblioteca comunitária; multiplicadores para prevenção do consumo álcool e outras drogas; educação Financeira;

·         Lançamento da mini Campanha para suporte de jovens no ingresso ensino superior

·         Levantamento dos negócios activos na comunidade para identificar oportunidades de fortalecimento

·         Programa especial - 50anos 50 vidas 5vozes 50 histórias – com testemunhos de Safendenses e amigos através do Safende media center

·         Disseminação da versão final do Diagnostico Comunitário (físico e digital)

·         Lançamento da iniciativa “Mãos a obras Safende” – visando organização e gestão do voluntariado em Safende

·         Sessão solene 30 de Setembro dia de Safende (assembleia)  

    Lembre-se que “Safende na Setembro / Setembro na Safende” é uma iniciativa que surgiu na zona de Safende com o propósito de reunir as famílias durante o mês de Setembro, explorando potencialidades criativas dos safendenses a favor das pessoas do bairro mais amado.





Publicado por SAFENDEONLINE | 10:13

 


Safendeonline conversou, através da facilidade do digital, com Mattia Carraro, italiano de Padova, Ponte de Brenta, um amigo de longa data desde o ano 2000, que através da Sodade Onlus temos em curso um projecto de suporte ao restaurante comunitário em Safende. Mas muito mais do que isso é a ligação fraterna que une alguém que pisou Safende e sentiu tocado pela amabilidade e simplicidade das gentes do bairro amado. Confira na integra a conversa, com tradução do Italiano cortesia da nossa coordenadora da Kazadamizadi, Larinha Alves, que nos deve um curso de língua italiana.

SafendeOnline: Come mantieni questa connessione de amore a Safende? (Como mantém esta conexão de amor a Safende?)

Mattia Carraro: La connessione de amore a Safende si mantiene con scrivendo e leggendo i messaggi che la tecnologia ora ci permette... è più che amore, ci sentiamo a casa solo a pensare a Safende (A conexão de amor a Safende se mantém com escrita e leitura das mensagens que a tecnologia nos permite neste momento. Nos sentimos em casa só de pensar em Safende.)

SO - Perché a deciso de supportare la Idea de un restaurante comunitá in Safende? (porque decidiram suportar um restaurate comunitário em Safende?)

MC - Abbiamo deciso di supportare la idea perché le belle persone di safende si meritano la possibilità di lavorare e creare qualcosa di bello. Tutto il bene con cui siano stati accolti lo vogliamo restituire e dal 2000 in poi è sempre stato così, anche se siamo una piccola associazione. Con il grande fratello Dino abbiamo parlato molto di questo progetto eco siamo entusiasmati insieme. Facile quindi dire di sì a questa nuova avventura di crescita e benessere per Safende (Decidimos suportar a ideia porque as lindas pessoas de Safende merecem ter a possibilidade de trabalhar e criar algo importante para eles. Para nós é uma pequena retribuição por todo o bom acolhimento que tivemos desde 2000 e que ainda continua, mesmo como uma pequena associação. Com  o grande irmão Dino  já tínhamos falado sobre este projecto e nós estamos muito animados, estamos convencidos que esta nova aventura vai florescer para o bem da comunidade de Safende.)

 



SO - Quando pense venire Safende? (Quando pensam regressar a Safende?)

MC - Con il cuore e l'anima siamo sempre li ma speriamo di venire in Safende al più presto. (Com o coração e o alma estamos sempre ali, esperamos voltar fisicamente a Safende o mais breve possível.)

SO - Che messaggio lascarebbe a tutti Safendenses in questo momento difícile? (Deixe uma mensagem aos Safendenses neste tempo difícil)

MC - Vogliamo dire a tutti Safendenses di essere forti e di proteggersi perché la salute è importante. Anche noi abbiamo avuto molti problemi e anche ora la situazione è difficile ma con forza D'animo vi diciamo che #andrà tutto bene. (Queremos dizer a todos Safendenses que sejam fortes e de se protegerem, porque a saúde é muito importante. Nós aqui também em Italia estamos com muitos problemas e até agora a situação é difícil, mas com força da alma digo vos que vai ficar tudo bem.)