O acto de lançamento acontece neste dia 30 de junho as 15h na Kazadamizadi e vai contar com uma sessão de conversa com crianças, colaboradores especiais e amigos do bairro.
Informar e formar a opinião pública de Safende.
Uma população bem informada é aquela que está consciente de seus deveres e direitos.
Utilize as informções favorávelmente para mudar de atitudes, comportamentos e de vida.
Depois de articulações informais a os serviços académicos e actuação na KazaDamizadi desafiou jovens e parceiros do bairro que acreditaram neste processo. No final tivemos 20 alunos que se matricularam. Destes 20 alunos 3 desistiram, 1 viajou para continuar estudos no estrangeiro e 16 permanecem na universidade. Refira-se que 6 alunos conseguiram 100% da bolsa. A solidariedade universitária garantiu que os alunos que mesmo que não tendo pago mensalidades mas que demonstrarem níveis de empenho e aproveitamento serão mantidos no processo vai ser lhe criado oportunidade para permanecerem e concluírem os estudos.
Na partida o jovem curioso e de observação atenta descreveu o que percebeu ao longo do tempo que passou entre a KazaDamizadi, sua residência temporária em Boca rubera e as intervenções levadas a cabo:
1- Ideologia: centro comunitário que ama o seu bairro e trabalha com visão de longo prazo
2- Organização: organizado por um grupo de amigos que vivem como família
3- Interação: Possuem diversos programas para interagir com moradores, formações que transformam moradores em cidadãos
4- Adaptação: fazem de tudo com o pouco que estiver disponível
5- Convívio: como todo grupo tem aquele momento de relaxar, conviver com o bairro
6- Persistência: Apesar de todos constrangimentos, insistem apostando nos moradores do bairro e não desistem de nenhum
7- Ligações: tem uma rede de conctacto generalizado que lhes permitem estar próximo de vários ministérios ao mais alto nível
8- Intercâmbio: visitas ao conhecimento ou acolhimento de entidades no bairro
9- Independente: não correm atras de ajuda desesperados e não tem ligações de dependência com partidos
10- Amor: para fazer tudo isso foi usado muita dedicação pelo que amam
Jason garante que “O bairro amado tem muitas pessoas amorosas, levo este valor para o meu bairro e a minha experiencia pessoal de estar em Safende”.
Redação SO
Para isso era preciso um staff minimo. Ivano Bá Fernandes que acabara de sair dd prisão São Martinho e Maria Larinha Alves Soares educadora social há muito tempo no desemprego foram e deram a cara, o corpo e morabeza na sede da comunidade organizada na ACAS.
Cada dia que passava, cada mês que terminava a esperança aumentava. Os recursos teimavam em nao aparecer para recompensar os zelosos trabalhadores. Entravamos na terceira velocidade, caiu sobre nós o estado de emergência por causa da covid19, março abril Maio 2020. Mal foi levantado o estado da emergência como a força de intervenção comunitária que se identifica com Safende e os moradores criamos as condiçoes para abrir e ser o abrigo dos Safendenses nos tempos dificeis e incertos da pandemia do século. os colaboradores da causa comunitária estavam uma vez mais disponíveis para enfrentar em nome do bairro as exigências de um serviço comunitário a medida de Safende.
As consequencias da covid19 sobre o bairro foram tão fortes que não havia espaço para pensar para dentro pois a energia disponivel precisava ser colocada nas diversas situações dos moradores e na tentativa de se criar bases para soluções comuns dos problemas individuais da população da zona amada. Agravou-se a situação com a lentidão da retoma e ainda as chuvas de setembro revelou uma vez mais algumas fragilidades de muitos moradores.
O último trimestre de 2020 foi uma oportunidade para se inovar e manter a o ritmo e motivar os colaboradores de que seria possível. Estagiários curriculares e profissionais iam dar contributo e assim animar tambem a kazaDamizadi para servir o bairro com sorriso no rosto e portas abertas com suporte fundamental de varias entidades nacionais e pessoas individualmente. O primeiro semestre de 2021 revelou-se bastante produtivo e muita semente lançada ao longo do tempo começam a florescer. E neste momento junho 2021 estamos em condições de pagar um justo salário aos empenhados colaboradores. Fixou-se em 30.000 escudos a coordenadora e 15.000 escudos o assistente operacional. Como sempre numa relação transparente com Safende contamos manter a qualidade do serviço prestado e melhorar em novas oportunidades.
O colectivo da KazaDamizadi voluntários, amigos e contribuidores celebram este momento do fecho do ciclo do dever sagrado de pagar o salário merecido aos trabalhadores.
A #Kazadamizadi representa um investimento estruturante na comunidade organizada na associação comunitária amigos de Safende, hoje, de longe a mais focada, representativa, abrangente e consequente força de intervenção comunitária na nossa amada zona protagonizada por Safendenses, para os Safendenses e com os Safendenses. Cada cidadão pode contribuir. Saiba mais visitando ou contactando pelos nossos contactos na rede social ou email asdsafende@gmail.com .
Redacção SO
O Programa de Inserção dos DLD que tem como
objetivo promover a empregabilidade dos Desempregados de Longa Duração,
desenvolvendo as suas competências pessoais, sociais e profissionais, com vista
a sua (re) inserção no mercado de trabalho. O programa veio de encontro a
missão comunitária da iniciativa Empreender Safende que vem significando
oportunidade efectiva de empoderamento de moradores da zona amada.
A #Kazadamizadi representa um investimento estruturante na
comunidade organizada na associação comunitária amigos de Safende, hoje, de
longe a mais focada, representativa, abrangente e consequente força de
intervenção comunitária na nossa amada zona protagonizada por Safendenses, para
os Safendenses e com os Safendenses.
Redacção SO
A associação comunitária Amigos de Safende assinalou o dia 4 de de junho que é o dia internacional das crianças vitimas inocentes e o dia nacional da prevenção do abuso sexual de crianças com uma sessão educativa sob o lema “não toques no meu corpo”, na #KazaDamizadi, com crianças do acompanhamento escolar. Animada pela nossa enfermeira Sara foram abordados os assuntos - Conhecer e saber o quê e o porquê são chamadas de partes íntimas do meu corpo (chamar por nomes) e alerta do toque: Situação excepcionais: para lavar ou medicar “passar remédio” (ex: supositório; uso de pomadas de assadura, etc). Instada a explicar porque ajudar a criança a aprender a se proteger, a enfermeira responde “ Porque ela por si não tem a noção clara/discernimento para entender a intenção do toque de um adulto, em particular quando se trata em áreas que estão ligadas a libido (desejo sexual) partindo de pessoas que podem ser próximas e mal intencionadas (maldosas)”
“Existem “n” situações que infelizmente acredito que no mundo atual em que estamos expõem mais de forma negativa uma criança do que o contrário porque facilmente ela é ou vira alvo de um adulto criminoso. A começar pela forma como algumas atitudes por ex de “beijar a criança na boca ainda que seja filh@, permitir que ela/ele fique nua/nú em frente a um adulto ou colegas, sente em cima de um desconhecido ou de um parente que ela não demostra muita simpatia ou afeto; Permitir expor em redes sociais ou presencial danças com passos exagerados ou que vulgarizem a imagem de uma criança; Permitir que a criança partilhe de ambientes de conversas ou hábitos adultos não adequados ou saudáveis a sua fase “ são realidades que segundo Sara mostra claramente como adultos estamos falhando. na proteção criança em Cabo Verde.
Neste quadro a campanha “Não toque no meu corpo”, tem como objectivo de ensinar as crianças a se autos protegerem. O lançamento desta campanha liderada pela ACREDIS , que tem a parceria do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) a DIKOR, SOlATLANTICO, CVMOVEL, reforça o Dia Nacional de Prevenção e Combate contra o Abuso e à Exploração Sexual e Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão.
As acções reforçadas pelas Redes Locais de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças se estenderão neste mês de junho VERDE e vão debater temas que asseguram as crianças e adolescentes de que são protegidas.
A ACAS e a Coalizão Comunitária Anti Droga de Ponta Agua de Agua estão empenhando para dar um novo dinamismo a rede Santiago Sul e reforçar assim a parceria nacional para proteger as flores da revolução.
A Associação Comunitária Amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente, educação, saúde & Ambiente, segurança, desporto, Arte & Cultura, economia e Sentido de pertença & comunicação & governança comunitária.
A união dos moradores tem ainda como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.
Redacção SO
Os jovens universitários vão ser acompanhados por Bernardino Gonçalves, quadro do bairro que reconheceu "o estágio de Demilson e Ivanildo será um teste interessante a nossa ousadia de intervenção ecnómica no bairro. Vamos tentar caminhar com eles no sentido de confrontarem o conhecimento teórico nas aulas com a realidade vivencial das pessoas na labuta económica."
Gonçalves afirmou que eles já se integraram a iniciativa empreender Safende que tem como finalidade contribuir para despertar, desenvolver o empreendedorismo, preferencialmente jovem em Safende através de conhecimentos e técnicas que permitem os jovens criar um novo negócio ou viabilizar negócio existente; Desenvolver uma atitude proactiva dos jovens enquanto importante garante da empregabilidade.
Desde o ano passado que a KazaDamizadi, vem , alunos para o estágio, tanto curricular como profissional. Ao todo a ACAS já recebeu 9 estagiarios curriculares e 6 profissionais, mantendo uma politica de portas abertas para colaborar na formação prática destes futuros quadros profissionais do país.
A #Kazadamizadi representa um investimento estruturante na comunidade organizada na associação comunitária amigos de Safende, hoje, de longe a mais focada, representativa, abrangente e consequente força de intervenção comunitária na nossa amada zona protagonizada por Safendenses, para os Safendenses e com os Safendenses.De facto a união dos moradores tem, entre outros, como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.
Redacção SO
Hoje assinala-se o dia mundial das crianças. Em Safende diariamente são acompanhados crianças na Kazadamizadi no ambiente de acompanhamento escolar, a sede da associação comunitária sob a vigilância de voluntários e estagiários. Para manter esta proximidade e amizade com as crianças neste 01 de junho, respeitando as regras sanitárias em vigor, vai ter lugar uma caminhado ao alto Safende tendo monte gazela Afonso como destino.
Vai se me numa linguagem adaptada conversar com as crianças sobre o que é ser criança na dias de hoje. O regresso está previsto para as 18h, com lanche individualizado.
A Associação Comunitária Amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente, educação, saúde & Ambiente, segurança, desporto, Arte & Cultura, economia e Sentido de pertença & comunicação & governança comunitária.
A união dos moradores tem ainda como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.
Redacção SO