Além das peças e pegadinhas (brejeirices) no mundo
offline, quem acessou a internet neste 1º de abril certamente se deparou com
alguma brincadeira online. Entre elas, notícias falsas e bem humoradas
publicadas pelo Google e Twitter, como o Google Nose, o buscador por cheiros e
o Twttr, o microblog sem vogais. A onda
é divertida e também desperta uma reflexão: a credibilidade do conteúdo na
internet.
As peças lançadas por empresas consagradas no mundo
online são brincadeiras saudáveis e descontraídas, típicas do 1º de abril. Mas
o tempo não para, e durante todo o ano somos bombardeados por informações
falsas e mal-intencionados, sobretudo nas mídias sociais.
Para o jornalista não se deixar enganar e publicar
histórias falsas, é necessária a aplicação de técnicas de apuração tradicionais
– telefone, fontes confiáveis, etc – e modernas - busca avançada na web e
outras ferramentas online, além do olhar crítico e treinado para o ambiente
online. Tudo isso combinado ao controle da tentação de publicar rapidamente a notícia.