BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Publicado por SAFENDEONLINE | 10:34


Por volta da 21h ontem dia 20 de agosto um aparatoso acidente aconteceu na estrada principal em Safende, envolvendo duas viaturas.

Aparentemente causado por condições escorregadias da estrada por causa do chuvisco que tinha caído. A população apreensiva tentou apoiar um dos condutores que ficara preso pelas chapas de uma das viaturas envolvidas. Quem pode rapidamente alertou os bombeiros, que acudiram. A moradora teve que insistir com o atendente do telefone que tentava certificar que não se tratava de trote. Antes dos bombeiros chegarem ao local a população presente tentou libertar o condutor que acabou provavelmente provocando lhe mais ferimentos pois as pessoas não tinham técnicas nem ferramentas adequadas.

As duas vitimas que não correm risco de vida foram emcaminhadas para o hospital agostinho Neto.

Esta situação poe a nu as fragilidades da nossa organização de protecção ante acidentes:

1- A população pouco consciente de que mesmo parecendo que pode ajudar deve conter pois ajuda não especializada pode prejudicar, aliás como tem acontecido muitas vezes;
2- Falta capacitação em técnicas de comunicar os acidentes aos bombeiros dando detalhes do acontecimento e ajudando na preparação destes para se munirem de materiais apropriados;
3- Visível limitada proactividade dos serviços de atendimento que não fazem as perguntas pertinentes para cabal preparação antes de vir socorrer as vítimas.
4- Adequada sensibilização da população para alertar instituições de direito para resolução das situações (bombeiros, policia).