A Associação Comunitária Amigos de Safende promove de 04 de Agosto a 13 de Setembro uma colónia de férias, na Praia, sob o lema “Fomentando a leitura, demos as crianças um futuro de paz”.
Esta edição, realizada em parceria com o Movimento Jovens pela Paz, tem como tema “Fomentando a leitura, demos as crianças um futuro de paz” assumindo assim como missão ocupar o tempo livre de crianças e adolescentes em ferias no referido bairro.
“A ideia de criar a iniciativa colonias de férias surgiu da necessidade de caminhar com as crianças nas férias e orientar para a leitura, a brincadeira saudável bem como jogos cooperativos, com uma proposta, pedagogia e linguagem adequadas às crianças e adolescentes”, Nélida Sousa.
Conforme explicou responsável do evento, a escolha do tema deve-se ao facto de se constatar que o nível de literacia na camada infantil e juvenil é baixo e que tem havido uma desvalorização da leitura e os seus benefícios.
Querendo não só proporcionar as crianças dos cinco aos doze anos momentos de diversão durante as férias, a colónia de férias irá também permitir que os adolescentes e jovens tenham durante esse período uma ocupação e oportunidade para partilha de experiências.
Espera-se com esta iniciativa, de acordo com Nélida Sousa, envolver mais de 100 crianças e cerca de 20 voluntários, ajuntando que a colónia de férias é assegurada por uma equipa de voluntários sob coordenação de uma facilitadora qualificada.
Durante esse período os participantes poderão beneficiar de momentos de muito lazer através da realização de jogos, sessão cinema, leitura, ginástica, palestras, actividades lúdicas e recreativas e entre outras.
A iniciativa vai decorrer no espaço EmpaMonteru, rua d´Obra, Safende, e a cerimónia de abertura realiza-se no domingo, 04, às 16:00 no largo da Capela de Santa Terezinha.
A Associação Comunitária amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária.
A organização tem ainda como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.
“Jovens pela Paz – JxP” é um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Sant’Egídio, muito conhecido na promoção da paz e mediação de conflitos e cultura de encontros e fraternidade.