BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 19:45
Com a disponibilização do aplicativo (app) HARD, solução de gestão de Crise, o projecto Smart Safende, entra numa nova fase. Pois vai permitir aproximar e unir os moradores através duma solução, que facilita e envolve governança comunitária, sustentabilidade e aplicabilidade prática, aliada a "usabilidade" facilitada.

O lançamento acontecerá na quarta feira dia 13 de maio as 16h respeitando o momento por que passa a cidade da Praia, num evento que as pessoas podem participar remotamente via redes sociais e conta com a participação de jovens do bairro com domínio digital e parceiros desenvolvedores.

O objectivo essencial do aplicativo Smart, HARD, é apoiar, na gestão de alertas da comunidade e permitir a associação comunitária amigos de Safende registar, responder e gerir em tempo útil a situação das famílias de Safende.

Uma atenção especial será dada a escola do bairro que neste tempo de pandemia não vai ter aulas presenciais, o aplicativo se oferece para ter conteúdos e contactos dos professores e da direcção da escola facilitando a interacção com a comunidade. Permite ainda emitir alertas de incivilidades ou comportamentos que podem colocar em risco a segurança das pessoas ou dos seus bens, bem como registar praticas saudáveis e recomendáveis.



Através deste aplicativo Smart o cidadão Safendense pode oferecer ajuda, oferecer para prestar serviço ao bairro de acordo com a sua competência bem como aceder a informações úteis do bairro como espaços, equipamentos e serviços comunitários ou na comunidade.
Para este efeito grupos de jovens foram capacitados para assessorarem os moradores em habilidades, nomeadamente como instalar, entrar “no aplicativo”, introduzir, consultar e gerir alertas. A inovação conta com um apoio importante das operadoras que facilitaram acesso a internet para estes jovens.

Cada morador terá acesso ao aplicativo no Google store e pode fazer registo personalizado. Para casos excepcionais de pessoas que não dispõe de um email ou perfil de facebook, já existe facilidade de registo, através de um perfil comunitário.

Esta iniciativa trata-se de mais um investimento estruturante da comunidade organizada na associação comunitária amigos de Safende, hoje, de longe a mais consistente, smart e consequente força de intervenção comunitária na nossa amada zona protagonizada por Safendenses, para os Safendenses e com os Safendenses focando na auto estima que gera disponibilidade mental para transformar as pessoas e através delas a comunidade.

A Fundação SmartCity junto com seu parceiro Clurb são os parceiros estratégicos da Associação Comunitária Amigos de Safende, que é a união dos moradores para defenderem o interesse de Safende e o empoderamento da população do bairro amado.

Com este projecto piloto, se pretende também, facilitar o fluxo de informação entre a comunidade e as autoridades local e central. As organizações envolvidas estão convencidas que para ter cidades SMART, é necessário empoderar também as pessoas nos bairros, com atitudes e comportamentos conscientes e com coragem para cogitar a plena cidadania.