BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 14:08

 

A Embaixada da União Europeia (UE) em Cabo Verde numa parceria com a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) realizaram o ato simbólico do dia da Europa deste ano no bairro de Safende. O dia teve inauguração do mural artístico na lateral da kazaDamizadi, que demonstra aumento do embelezamento da Praça Capela e oportunidade de dias de trabalho e rendimento para vários profissionais e negócios do bairro, e uma apresentação das meninas que participaram no workshop de pintura.

 

A Presidente da ACAS Edzany silva, considera que as intervenções mais valiosas da ACAS são as mais simples como o acompanhamento escolas para driblar o insucesso e o abandono escolar e também a oportunidade que são dadas aos jovens quadros do bairro para crescerem pessoal e profissionalmente.

“O ano 2020 foi duro para os safendenses, mas revelou que safende é um bairro resiliente. Enfrentamos com coragem a pandemia e a inundação das chuvas vimos uma capacidade de solidariedade e união de moradores que jamais poderíamos imaginar, esses são os valores que nos ligam hoje a União Europeia” frisa.

A presidente parabeniza a união Europeia pelo aniversario que é sinonimo de inter-ajuda e de partilha. Sublinha que, as necessidades são crescentes e os recursos limitados, mas a colaboração permite que se trabalhe em algumas áreas importantes para as crianças incluindo a saúde ocular.

A Embaixadora da União Europeia Sofia Sousa, assegura que escolheram o bairro de Safende e a Associação Comunitária Amigos de Safende como uma forma simbólica de homenagear a todos que trabalham para a comunidade e assim para o país. A mesma adianta que estão empenhados em parcerias que melhorem as condições de vida dos povos e é precisamente por isso, querem continuar a tradição em assinalar esta data com os Cabo-verdianos num espaço publico e aberto a todos.

“Gostaria de dizer que é uma grande alegria `sta li k unhos tudu na Safende ` em um dia tão especial para Unia Europeia. Os valores na base da União Europeia e das nossas parcerias, são valores que nos unem a este país, que são a União, solidariedade e liberdade.

Refere Sofia Sousa, que o mundo atravessa períodos desafiantes de uma pandemia e há muita gente que dedica sua vida e o seu tempo a trabalhar pelos outros. Agradece ainda aos profissionais de saúde e todos aqueles que estão na linha da frente na prestação de serviços básicos, e a todos aqueles que dedicam o seu tempo em voluntariado para ações da comunidade.

“Agradeço a artista Rafi Die Erste por ter aceite este desafio na interpretação da parceria União Europeia e Cabo Verde nas áreas em que temos vindo a trabalhar de forma tão intensa, nomeadamente, na inclusão social, promoção de igualdade de género e o reconhecimento do papel da mulher, promoção da cultura e o turismo sustentável e alternativo.  Agradecemos o fotografo Farinha que tem um grande trabalho na promoção da inclusão social que adiciona safende agora no seu portefólio. “N ta acredita na trabadju de cada um de nhos li nes bairro e na djunta mo pa midjora mundo” enfatiza.

Durante a cerimónia da celebração do Dia da Europa, em Cabo Verde no bairro de Safende, o Ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, ressalta que o governo continua a trabalhar com a UE para manter de pé tudo aquilo que teve na base desse acordo. Há muito projetos designadamente no desenvolvimento sustentável que continuamos a fazer para que Cabo Verde continue a merecer esses apoios da União Europeia.

Reforça ainda o Ministro, que o país quer continuar a trilhar este caminho apesar de estar numa situação de pandemia, diz entender que o caminho do desenvolvimento sustentável, da sustentabilidade económica, social e também ambiental é o melhor.

 “Aquilo que estamos a presenciar hoje é para demonstrar que as relações entre a União Europeia Cabo Verde estão cada vez mais fortes e que extravasam aquilo que são os provedores diplomáticos e vem para as comunidades, para nos e para Cabo Verde que tem reconhecido o que a Europa fez ao longo do tempo para este país” assevera.

 A Associação Comunitária amigos de Safende surgiu a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária.Devido a realidade do estado de calamidade não teve a participação aberta como normalmente acontece nos eventos da comunidade.

Safende, antes conhecido  como um dos bairros mais problemáticos da capital, hoje tem demonstrado passos signicativos na contrução da sociedade.


Rita Mota Ramos/ Eunice Marlize Borges.