BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 30 de junho de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 04:11

 Com uma participação de 15 pessoas (tempo covid19), entre moradores, gestores, técnicos, investigadores e lideranças locais, foi apresentado, pelas 17:30, na #KasaDamizadi, a agenda, com o objectivo de partilhar e recolher subsídios, para se aprimorar o alinhamento da visão sobre o projeto Safende Bairro Smart. 

De referir que o encontro, surgiu da necessidade, motivado por uma dinâmica acelerada, em parte, pela pandemia COVID19 e o estado de emergência, declarado pelo governo de Cabo Verde. 
Ao longo do período de distanciamento e confinamento, por aproximadamente 3 meses, foi possível, com forte engajamento e participação online de se realizar trabalhos que resultaram com o lançamento do APP HARD- gestão de alertas. Parceria, CIUrb, ACAS, Fundação SmartCity.
Este encontro alargado serviu para avaliar o percurso feito, partilhar as visões e procura de aspectos de convergência de ideias para a continuidade e sucesso deste projeto, que se pretende ser o piloto - Smart Bairro. 
Inicialmente a introdução foi feita pelo gestor do projecto Smart Safende - Ivan da ACAS e seguido de uma apresentação, feita pelo Sr. Guevara Cruz, onde destacou o resultado de um conjunto de reflexões feitas, entre a Fundação e os parceiros e também com o grupo ao longo das interações. Apresentou pistas para a construção de uma visão que se pretende criar e dinamizar através e sobre o projeto. Foram apresentados os eixos que dão a definição de conceito a nível global, as áreas de atuação e um grande enfoque e realce no fosso digital que existe, como um desafio a ser mitigado, para a implementação de algumas soluções que poderão facilitar a vida dos moradores. 



Depois da apresentação deu-se abertura a uma partilha de opiniões e visões sobre o projeto e à apresentação, tendo-se destacado os seguintes pontos:
  • A solicitação para que o projeto desse uma atenção especial à juventude do bairro;
  • Necessidade de adaptação dos 4S do Smart City com os 7P definidos pela comunidade, surgindo a necessidade de convergência entre os objetivos do Smart City com o da ACAS.
  • Uma visão partilhada daquilo que é o propósito da ACAS e o espírito de pertença dos moradores num sentido de unidade entre os principais intervenientes;
  • A necessidade de definição das áreas prioritárias de intervenção do projeto a ser definido pela ACAS, embora se assumindo o desafio de se escolher tendo em conta que uma comunidade como Safende as prioridades por vezes se confudem e se sobrepõem; 
  • Sugestão de criação de um laboratório de ideias, voltadas para soluções para a comunidade, no espaço contiguo da Kaza da Amizade; 
  • Alerta para o permanente envolvimento da comunidade, sob todas as formas, dando enfase a comunicação engajadora, no processo de transformação do bairro num Bairro Smart, como factor de sucesso, para que não se repita experiências menos positivas lesivas ao interesses do bairro e dos moradores do passado;
  • Ter atenção a dinâmicas sociais da comunidade (as matriarcas “Dona”) e outras referências representativas da identidade comunitária, que podem servir de termômetro, para as propostas que se quer apresentar com o projecto.
  • Valorização do DNA da comunidade Safende, que tem sido passado ao longo da história e surgimento da comunidade, ex: Djunta mon, sentido de pertença e “fazer fazendo”
  • A necessidade de massificação do uso do aplicativo Hard no seio da comunidade e introdução de mais funcionalidades, com impacto na população em geral;  
  • A necessidade dos moradores terem acesso à internet, como forma de dar oportunidades aos jovens e adolescentes, com interesse para novos conhecimentos.
  • Necessidade de um contrato com uma das operadoras para o acesso da internet na Kaza da Amizade;
  • Em paralelo com o acesso facilitado, deve estar presente, ações de orientação pela complementaridade de conteúdos educativos e serviços atrativos a população

De modo geral, foi um encontro muito produtivo, com participações muito pertinentes.  Referir a participação do representante do espaço aberto na reunião. Ficou a recomendação: para que encontros do tipo sejam repetidos de forma periódica (mensal| bimensal|trimestral), objectivo : seguimento da evolução do projecto e melhoria continua.