Recuperamos post dedicado ao dia:
Companheiras e Companheiros
No passado dia 10 de Dezembro, dia dedicado aos direitos humanos, Safende foi distinguida na categoria “Combate a violência e promoção da Paz”. Sim Safendenses, vencemos "2" prémios entre as categorias: 1 premio foi atribuído ao Espaço Aberto e 1 menção ao Dino. Contudo, não há dúvidas, que os verdadeiros ganhadores são os moradores do bairro, pois como tínhamos colocado nalguma parte no dossier de candidatura nós somos,
“... Espaço Aberto Safende, e somos muito mais do que isso! Somos moradores do bairro, voluntários, beneficiários, padrinhos, somos a Associação Solidária para o Desenvolvimento de Safende, somos a Associação Juvenil Progredir Safende, somos a Comunitá Santo Egidio, somos os Amigos do Espaço Aberto, somos Safendarte, somos as batucadeiras “fidjus de Espaço Aberto”, somos da Casa do Direito de Safende, somos da Escola EBI de Safende, somos de Safende Riba, somos de Alto Safende, somos de Fundo, Safende, somos de Safende Meio, somos de Safende Baixo, somos da Zona Love!
...Sentimos que estamos fazendo caminho em direcção a PAZ, porque esta, a nosso ver, não representa um objectivo a alcançar mas sim uma via a percorrer: a PAZ não é dada ou conquistada duma vez para sempre mas sim é uma luta diária, feita de escolhas, de renúncias, de êxitos; é um percurso onde a própria pessoa partilha simbolicamente o espaço com o próximo. É nesse vital e ancestral compartilha de território que se tecem relações de vários tipos; é nessas relações que se experimenta a PAZ ou o conflito; e ambos são elementos contagiantes...”
Este êxito nos orgulha, nos prestigia e nos gratifica, mas acima de tudo nos responsabiliza! Juntos deveremos mostrar que Safende mereceu. Este prémio deve levantar a nossa auto-estima como colectividade, como moradores e consciencializar-nos sobre o caminho que foi feito: de “Safende bairro estigmatizado pela venda de droga” a “bairro premiado pela cultura da paz”! Esta fantástica trajectória já começou há muito tempo, os Safendenses fizeram isso acontecer! Agradecemos a todos os parceiros e parceiras, amigos e amigas de Safende. Não iremos mencionar nomes para não corrermos o risco de importantizar pois todos foram muito importantes!
Enfim, também o prémio tinha uma componente pecuniária, isto é ao Espaço Aberto foi atribuída uma verba de 250.000$00 ECV, valor este que deve-se reverter aos moradores e por isso vamos utilizar este recurso para promover a paz na comunidade.
Então, agora vem o desafio: o que vamos fazer para promover, ainda mais, a paz em Safende?
__________
Este ano não apresentamos candidatura... a entrega do prêmio será hoje na biblioteca nacional!