Em janeiro de 2020 sem nenhuma garantia sólida além da esperança de criar um espaço em que os moradores pudessem sentir bem vindos, pudessem participar livremente e pudessem aceder sem as inúteis burocracias que limitam as potencialidades da comunidade abriu se a KazaDamizadi, como espaço de geração de oportunidades que coloca os Safende no centro.
Para isso era preciso um staff minimo. Ivano Bá Fernandes que acabara de sair dd prisão São Martinho e Maria Larinha Alves Soares educadora social há muito tempo no desemprego foram e deram a cara, o corpo e morabeza na sede da comunidade organizada na ACAS.
Cada dia que passava, cada mês que terminava a esperança aumentava. Os recursos teimavam em nao aparecer para recompensar os zelosos trabalhadores. Entravamos na terceira velocidade, caiu sobre nós o estado de emergência por causa da covid19, março abril Maio 2020. Mal foi levantado o estado da emergência como a força de intervenção comunitária que se identifica com Safende e os moradores criamos as condiçoes para abrir e ser o abrigo dos Safendenses nos tempos dificeis e incertos da pandemia do século. os colaboradores da causa comunitária estavam uma vez mais disponíveis para enfrentar em nome do bairro as exigências de um serviço comunitário a medida de Safende.
As consequencias da covid19 sobre o bairro foram tão fortes que não havia espaço para pensar para dentro pois a energia disponivel precisava ser colocada nas diversas situações dos moradores e na tentativa de se criar bases para soluções comuns dos problemas individuais da população da zona amada. Agravou-se a situação com a lentidão da retoma e ainda as chuvas de setembro revelou uma vez mais algumas fragilidades de muitos moradores.
O último trimestre de 2020 foi uma oportunidade para se inovar e manter a o ritmo e motivar os colaboradores de que seria possível. Estagiários curriculares e profissionais iam dar contributo e assim animar tambem a kazaDamizadi para servir o bairro com sorriso no rosto e portas abertas com suporte fundamental de varias entidades nacionais e pessoas individualmente. O primeiro semestre de 2021 revelou-se bastante produtivo e muita semente lançada ao longo do tempo começam a florescer. E neste momento junho 2021 estamos em condições de pagar um justo salário aos empenhados colaboradores. Fixou-se em 30.000 escudos a coordenadora e 15.000 escudos o assistente operacional. Como sempre numa relação transparente com Safende contamos manter a qualidade do serviço prestado e melhorar em novas oportunidades.
O colectivo da KazaDamizadi voluntários, amigos e contribuidores celebram este momento do fecho do ciclo do dever sagrado de pagar o salário merecido aos trabalhadores.
A #Kazadamizadi representa um investimento estruturante na comunidade organizada na associação comunitária amigos de Safende, hoje, de longe a mais focada, representativa, abrangente e consequente força de intervenção comunitária na nossa amada zona protagonizada por Safendenses, para os Safendenses e com os Safendenses. Cada cidadão pode contribuir. Saiba mais visitando ou contactando pelos nossos contactos na rede social ou email asdsafende@gmail.com .
Redacção SO